Beleza Extraordinária

O que é círculo cromático? Saiba como o disco de cores funciona e os benefícios para a colorimetria

  • Entenda como o círculo cromático influencia na coloração do seu cabelo (Foto: Instagram @anarabyanalerida)
Tela cheia
Previous Next
Entenda como o círculo cromático influencia na coloração do seu cabelo (Foto: Instagram @anarabyanalerida)

Se você costuma variar a cor do cabelo, talvez já tenha ouvido falar no círculo cromático. Também conhecido como círculo das cores, ele é usado em qualquer área que trabalhe com as cores, seja na moda, maquiagem ou mesmo na colorimetria capilar. Mas você sabe qual é a função dos círculo cromático na hora de colorir as madeixas?

Quer entender um pouco mais sobre o círculo das cores e como ele se encaixa na hora de mudar a cor do seu cabelo? Pode deixar que a gente explica tira todas dúvidas sobre o assunto e ensina a conquistar a cor perfeita usando o círculo cromático. Vem conferir.

Antes de tudo, o que é o círculo cromático?

Talvez você já tenha esbarrado com essa imagem nas aulas de artes da escola: um círculo formado por várias cores, criando uma espécie de degradê. Ele é usado em várias áreas para determinar cores que podem ser usadas juntas, seja por serem análogas ou complementares.

Ainda tá perdida? A gente explica: as cores que ficam lado a lado no círculo cromático são consideradas análogas - e isso significa que elas podem ser usadas em conjunto, criando um visual harmônico. Já as cores complementares são as que ficam em uma posição oposta no círculo - como o violeta e o amarelo. Elas também ficam ótimas juntas, já que criam um contraste maior, e servem para neutralizar tons.

  • Conheça o círculo cromático (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Conheça o círculo cromático (Foto: Shutterstock)

Como o círculo cromático é usado nas colorações?

O estudo das cores análogas e complementares é fundamental para garantir que a cor que você deseja fique perfeita. Na colorimetria capilar, o círculo cromático muitas vezes aparece na forma de uma estrela de 6 pontas - chamada de estrela de Oswald -, mas o princípio é o mesmo. Ela é usada principalmente para matizar ou neutralizar as colorações.

Parece difícil, mas na prática é bem mais simples. Sabe quando você descolore os fios e eles ficam muito amarelos? O violeta ajuda a matizar a cor e deixar o seu cabelo menos amarelado porque essa cor é oposta ao amarelo. O mesmo vale para quando os cabelos castanhos ficam alaranjados e você usa um pigmento azul ou cinza para neutralizar.

O estudo das cores também ajuda a descolorir os fios

Não é só para matizar os fios que é importante entender o círculo das cores. Ele também é importante para saber como cada cabelo vai reagir à descoloração. O fundo de clareamento das madeixas - que depende da cor do fio - também segue essa lógica.

Por exemplo, os cabelos castanhos escuros têm fundo avermelhado e, se o seu objetivo é assumir um visual loiro claro, é preciso passar pelo laranja e amarelo até chegar aos tons amarelos claros - além de neutralizar a cor ao final. Para fazer isso com sucesso, e sem danificar demais o fio, é importante que o cabeleireiro conheça o círculo cromático.

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!