Beleza Extraordinária

O que é análise capilar? Conheça a técnica para identificar as necessidades do cabelo

  • Quer saber o que é análise capilar? Confira a matéria (Foto: Instagram @madelineaford)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber o que é análise capilar? Confira a matéria (Foto: Instagram @madelineaford)

Você já ouviu falar em análise capilar? Ela ainda é pouco conhecida, mas pode ser a solução para tratar diversos problemas dos fios e do couro cabeludo. Sabe quando você tem alguma reclamação sobre o seu cabelo mas não sabe como tratá-lo? O objetivo da análise capilar é identificar quais são seus principais problemas e como solucioná-los.

Legal, né? Ficou interessada e quer saber um pouco mais sobre a técnica e os benefícios que ela pode trazer para o seu cabelo? Então vem que a gente conta tudo o que você precisa saber antes de fazer a análise capilar.

Como funciona a análise capilar?

O nome já é bem explicativo: a análise capilar nada mais é que uma análise dos fios e couro cabeludo para identificar os principais problemas e determinar como tratá-las. Elas podem incluir a oleosidade, caspa, opacidade, ressecamento, sensibilidade, falta ou excesso de volume ou qualquer outro problema que esteja te incomodando.

Muitas vezes, temos queixas sobre os cabelos há muito tempo, mas não sabemos exatamente o que fazer para resolver o problema. É aí que entra a análise capilar: ela te ajuda a consegue identificar as características do fio e do couro cabeludo e estabelecer a melhor forma de tratar aquilo que te incomoda.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por The Whitney Madueke (@whitneymadueke) em

Como você pode fazer a análise capilar?

A análise deve ser feita por um profissional capacitado para entender as características dos seus fios e do couro cabeludo. Por isso, o ideal é procurar seu cabeleireiro para fazer o serviço ou pedir indicação de um profissional que trabalhe com essa técnica. Identificando os principais problemas, eles podem te indicar os melhores tratamentos e produtos para você.

Muitas vezes, apenas mudando os produtos que usamos diariamente - seja o shampoo, condicionador ou leave-in - já é possível resolver muitas questões, como a queda, o excesso de oleosidade ou mesmo falta de hidratação.

Algumas informações extras sobre a análise capilar

- Qualquer pessoa pode buscar a análise para solucionar queixas capilares, não há nenhuma restrição de idade ou tipo de cabelo.

- Em alguns casos, o cabeleireiro pode usar um dispositivo específico para a análise, mas na maioria das vezes a técnica é feita apenas observando seus fios e couro cabeludo e conversando com você.

- Para fazer a análise é levada em consideração a dimensão dos fios, comprimento do cabelo, existência de químicas capilares, frequência de lavagem e outras características, já que tudo isso pode influenciar na escolha do melhor tratamento para você.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais