Em algum momento de sua vida, todo o mundo já sentiu ansiedade. No entanto, muita gente vive esse sentimento de forma recorrente no dia a dia, o que, muitas vezes, pode atrapalhar o cotidiano, limitando certas ações e atitudes por conta do medo. Para entender um pouco mais sobre o problema, a psicóloga Mariana Massari explicou o que é a ansiedade e entregou algumas dicas para amenizar os sintomas. Confira!
Ansiedade pode ser uma resposta fisiológica saudável ou pode ser uma doença
Segundo a psicóloga Mariana Massari, existem dois tipos de ansiedade: "Existe a ansiedade normal, que gente sente no nosso dia a dia e que é a resposta fisiológica saudável; e também a patológica", explica a psicóloga. Dentro da última, existem também vários "níveis" do problema. "São inúmeros tipos de transtorno de ansiedade, que vão dos mais incapacitantes - que impedem até que a pessoa saia de casa, como o síndrome do pânico - até os que levam a pessoa a ser mais reclusa, mas sem atrapalhar o seu dia a dia", continuou.
Quando sentimos medo ou nervosismo diante de uma situação em que essa reação é natural, como por exemplo, ao andar numa rua escura ou antes de um teste, esse tipo de ansiedade é uma resposta saudável que indica ao corpo que ele deve se preparar para se defender. No entanto, quando a ansiedade não traz qualquer benefício - pelo contrário, atrapalha -, ela pode, sim, ser considerada patológica e precisa de um acompanhamento médico.
Sintomas da crise de ansiedade:
- Falta de ar
- Transpiração exagerada
- Tremor
- Batimento cardíaco acelerado
- Respiração mais ofegante
- Dor de barriga
Sintomas da ansiedade a longo prazo:
- Oleosidade excessiva na pele e espinhas recorrentes
- Enxaqueca
- Distúrbios do sono, como insônia
- Gastrite
- Distúrbios intestinais
"Se você não está em perigo e sente esses sintomas, a ansiedade está, sim, atrapalhando o seu dia a dia", afirmou Mariana.
Exercícios de respiração e meditação podem evitar uma crise de ansiedade
De acordo com a psicóloga, se você está se sentindo ansiosa de uma forma limitante, ou seja, a sua ansiedade está controlando a sua mente e até mesmo o seu corpo, é importante praticar alguns exercícios de respiração para evitar uma crise. "Deu aquele frio na barriga? Coração deu uma acelerada? Fazer uma respiração mais controlada, pode ajudar. Atente nos seus pensamentos e deixe a razão te dizer que esse medo não é necessário nesse momento", contou a especialista.
Aprenda a fazer um exercício de respiração simples para combater a ansiedade:
1. Inspire pelo nariz contando lentamente até três;
2. Segure o ar nos pulmões, também contando até três de forma calma;
3. Solte o ar levemente, pelo mesmo período de tempo;
4. Siga sem respirar por mais uma contagem lenta de três;
5. Repita até se sentir melhor.
Ao mesmo tempo, você também pode tentar meditar - prática que comprovadamente ajuda na diminuição dos níveis de ansidade. "A meditação está muito em alta, precisamente por ajudar a controlar e a entender melhor o nosso corpo", afirmou Mariana.
Hábitos de vida saudáveis também ajudam a controlar o problema
No dia a dia, é bom criar rotinas e hábitos saudáveis para manter a ansiedade bem longe. "O exercício físico ajuda, de um modo geral, a ganhar consciência do nosso organismo e a liberar serotonina", explicou Mariana. A psicóloga aconselha ainda a anotar todos os afazeres diários, para evitar acumular tarefas e aumentar o estresse cotidiano. "Manter uma agenda atualizada também ajuda muito, se planejar para evitar ficar ansioso perante as coisas que tem para fazer".
Redação: Leonor Militão