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O que comer antes de dormir: veja 6 opções de alimentos leves para a ceia e saiba quais se deve evitar durante a noite

  •  O iogurte com morango, mirtilo e framboesa pode ser uma boa opção para a última refeição do dia (Foto: Instagram @beetsandburgers)
  •  Ovos mexidos acompanhados de uma fatia de pão de forma integral costumam ser uma ótima pedida para a ceia após o jantar (Foto: Instagram @kuza_donghyun)
  •  O mingau de aveia com frutas é uma das opções do que comer antes de dormir para não pesar o organismo (Foto: Instagram @vegamelon)
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O iogurte com morango, mirtilo e framboesa pode ser uma boa opção para a última refeição do dia (Foto: Instagram @beetsandburgers)
  •  O iogurte com morango, mirtilo e framboesa pode ser uma boa opção para a última refeição do dia (Foto: Instagram @beetsandburgers)
  •  Ovos mexidos acompanhados de uma fatia de pão de forma integral costumam ser uma ótima pedida para a ceia após o jantar (Foto: Instagram @kuza_donghyun)
  •  O mingau de aveia com frutas é uma das opções do que comer antes de dormir para não pesar o organismo (Foto: Instagram @vegamelon)

Você sabia que a última refeição do dia é capaz de influenciar diretamente na qualidade do seu sono de beleza e, consequentemente, na sua forma física? Chamada de ceia, o lanche feito três horas após o jantar é para lá de importante e precisa ser pensado da maneira certa, com opções saudáveis e naturais - tudo para induzir o corpo ao descanso pleno durante a madrugada e, de quebra, evitar o excesso nas reservas de gordura do corpo.

Quer saber quais são as melhores - e piores - opções do que comer antes de dormir? O Beleza Extraordinária pode te ajudar!

Vitaminas e iogurtes estão na lista de alimentos indicados para a ceia

O conselho de preferir "comidas leves" antes de ir para a cama diz respeito às opções de alimentos que conseguem ser digeridos com mais facilidade pelo organismo, sempre na quantidade certa para evitar o inchaço abdominal e má digestão antes de dormir. Em geral, o ideal é que eles sejam ricos em nutrientes, fibras e de baixo índice glicêmico - e algumas opções são:

1- Vitamina de banana, uma vez que a fruta é rica em potássio e magnésio, o que facilita o relaxamento dos músculos durante o sono;

2- Oleaginosas, como as amêndoas, por causa da sensação de saciedade e, principalmente, por conta da presença de aminoácidos triptofano, relacionados ao bem-estar;

3- Iogurtes com frutas como morango ou kiwi, por conta do baixo teor de gordura desses alimentos;

4- Chás, como os de raiz valeriana, camomila e erva-cidreira, todos conhecidos como calmantes naturais para o organismo;

5- Ovo cozido, acompanhado de uma fatia de pão de forma integral, do jeito certo para combinar baixas calorias e boa quantidade de fibras e proteínas;

6- Mingau de aveia, por causa do baixo índice glicêmico desse tipo de cereal;

Chocolates, café e alimentos gordurosos devem ser evitados no período da noite

Se você tem dificuldade para dormir, uma das possíveis razões para o problema pode ser o que costuma compor a sua última refeição do dia. Quando se ingere alimentos pesados, calóricos, gordurosos ou estimulantes, o cérebro e o organismo têm dificuldade em entrar no estado total de relaxamento - e isso é capaz de impactar no corpo de diversas maneiras, tanto em forma de rugas e aspecto cansado no rosto, como em insônia, falta de concentração e estresse. 

O que evitar antes de dormir: 

- Comidas e bebidas que estimulam o organismo e o cérebro: como café, refrigerante, álcool e alimentos apimentados;

- Alimentos fritos e gordurosos, por serem de difícil digestão;

- Bolos, pães e doces, por conta do alto índice glicêmico que estimula e ativa o corpo, além do alto valor calórico - no caso de quem busca o emagrecimento.

Redação: Raquel Carletto

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