Beleza Extraordinária

O que causa olheiras? Aprenda a evitar as manchas escuras e bolsas ao redor dos olhos

  • Conheça as causas das olheiras e como amenizá-las (Foto: Instagram @dianachamomile)
  • Vem aprender como disfarçar as olheiras (Foto: Instagram @syanafromparis)
Tela cheia
Previous Next
Conheça as causas das olheiras e como amenizá-las (Foto: Instagram @dianachamomile)
  • Conheça as causas das olheiras e como amenizá-las (Foto: Instagram @dianachamomile)
  • Vem aprender como disfarçar as olheiras (Foto: Instagram @syanafromparis)

As olheiras são um dos fatores que mais incomodam as mulheres que buscam a pele perfeita. Sejam bolsas inchadas, manchas escuras ou sulcos profundos, as olheiras são comuns na maioria das pessoa Mas você sabe o que faz com que elas apareçam?

Se você tem olheiras e quer aprender a diminuir a intensidade das manchas para conquistar a pele perfeita, a gente conta algumas dicas bem úteis. Vem conferir o que fazer para reduzir cada tipo de olheira - e qual pode ser a causa delas.

Quais são as causas das olheiras?

As olheiras podem ter várias causas bem diferentes. Em alguns casos, elas são genéticas - ou seja, seus pais provavelmente também tem olheiras e passaram esse gene para você. Pessoas alérgicas também têm maior tendência a desenvolver as manchas embaixo dos olhos, já que as alergias dilatam os vasos sanguíneos.

Além disso, com o envelhecimento, é natural que você passe a ter mais olheiras - especialmente aquelas com bolsas de inchaço -, devido à perda de elasticidade da pele. Elas ainda podem ser causadas pela falta de hidratação da pele, pelo excesso de sol e, é claro, pelo estresse ou cansaço.

Quais são os tipos de olheira?

Existem quatro tipos de olheiras mais comuns e cada uma delas têm diferentes causas e tratamentos:

- Olheiras pigmentares: são aquelas com coloração amarronzada e que são causadas pelo excesso de melanina na pele.

- Olheiras profundas: são castanhas e fundas. Elas são genéticas e dependem da sua estrutura óssea.

- Olheiras sanguíneas: costumam ser arroxeadas e são resultado do acúmulo de hemoglobina nos vasos.

- Olheiras vasculares: costumam ser azuladas e estão relacionadas à circulação sanguínea. Elas vêm acompanhadas de inchaço na região e são muito comuns em períodos de estresse ou cansaço.

Aprenda a diminuir suas olheiras

A boa notícia é que existem formas de minimizar as manchas ao redor dos olhos e devolver aquele aspecto descansado. Para escolher o melhor tratamento, em primeiro lugar é importante identificar qual é o seu tipo de olheira. Por isso, é importante se consultar com um dermatologista que indicará o produto ou procedimento adequado.

Mas alguns hábitos também podem ajudar a reduzir as manchas - sejam elas de qualquer tipo. A hidratação é fundamental, por isso, aposte em séruns ou cremes específicos para a região dos olhos e inclua-os na rotina de cuidados diários. A proteção solar também é muito importante para reduzir as olheiras, seja com óculos escuros ou protetor solar.

Se você tem problemas de circulação ou alergias que podem estar causando as olheiras, também é fundamental procurar o tratamento adequado para a doença, que ajudará a diminuir a intensidade das manchas sob os olhos.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!