Beleza Extraordinária

O que cada ingrediente faz pela sua pele: confira 5 principais ativos dos cremes e descubra suas funções nos cuidados de beleza

  • Entenda como agem os ativos presentes nos cremes para a pele e saiba em qual deles apostar (Foto: Juliana Coutinho)
  • Sabe para que serve o ácido salicílico? E o retinol? Confira tudo sobre eles na matéria (Foto: Juliana Coutinho)
  • Conheça as substâncias que estão nos cremes antirrugas e saiba como elas agem na pele (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Entenda como agem os ativos presentes nos cremes para a pele e saiba em qual deles apostar (Foto: Juliana Coutinho)
  • Entenda como agem os ativos presentes nos cremes para a pele e saiba em qual deles apostar (Foto: Juliana Coutinho)
  • Sabe para que serve o ácido salicílico? E o retinol? Confira tudo sobre eles na matéria (Foto: Juliana Coutinho)
  • Conheça as substâncias que estão nos cremes antirrugas e saiba como elas agem na pele (Foto: Juliana Coutinho)

Você sabe para que serve o retinol? E o ácido hialurônico? Por mais famosos que esses e outros ativos sejam para as mais antenadas com os cuidados de beleza, é bem provável que boa parte não saiba o que eles realmente fazem e por que estão na composição de cosméticos queridinhos do dia a dia.

Que tal acabar com a dúvida? Separamos 5 substâncias mais conhecidas e explicamos um pouquinho sobre a maneira como agem na pele. Confira as informações aqui na matéria!

1. Retinol presente nos cremes é um poderoso antirrugas 

O que é: um ativo derivado da vitamina A e sua principal função é estimular a renovação celular e a produção de colágeno - por isso o retinol é um ótimo aliado para o tratamento de rugas, linhas fininhas, poros aparentes e também manchinhas nas peles jovens ou maduras.

Quanto tempo demora a agir? Em média, de 8 a 12 semanas para começar a apresentar sinais visíveis de melhora. 

2. Ácido hialurônico garante mais elasticidade e viço à pele

O que é: uma substância produzida pelo próprio corpo e que tem como função preencher os espacinhos existentes entre as células. Uma vez que sua concentração diminui com o passar do tempo, é válido reforçar a presença do ácido hialurônico na pele para garantir mais elasticidade, firmeza e viço ao rosto.

Quanto tempo demora a agir? Quando aplicado em consultório, o resultado aparece em alguns minutos. Já com os cremes, o resultado vai aumentando gradualmente com o passar dos dias.

3. Ceramidas mantêm a pele protegida e hidratada

O que é: assim como o ácido hialurônico, as ceramidas também são produzidas pelo corpo. Elas são um tipo de lipídeo que atua formando uma barreira cutânea para controlar o nível de água e reter os nutrientes necessários para a pele. 

Quanto tempo demora a agir? Em poucos minutos logo após o uso de cremes hidratantes e cosméticos que contenham esse ativo.

4. Ácido salicílico ajuda no controle da acne e suavização das rugas

O que é: é um tipo de esfoliante químico que tem ação antibacteriana e anti-inflamatória, capaz de renovar a pele enquanto controla a oleosidade das glândulas - e é por isso que o ácido salicílico funciona muito bem para o tratamento de espinhas, rugas e até mesmo alguns tipos de dermatite.

Quanto tempo demora a agir? Já é possível sentir o ativo agindo na pele em algumas horas, mas os resultados mais completos acontecem com o uso contínuo e recomendado pelo especialista.

5. Vitamina C ajuda a combater os radicais livres e clarear a pele

O que é: uma substância conhecida por combater os radicais livres que prejudicam a produção de colágeno, ajudam na cicatrização e clareamento de manchas escuras, além de prevenir e retardar o processo de envelhecimento das células da pele.

Quanto tempo demora a agir? Na maioria das vezes os resultados na pele começam a aparecer em até 3 semanas.

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Pele - Dicas de beleza
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha