Beleza Extraordinária

O guia completo do Retinol: saiba tudo sobre o ingrediente poderoso para os tratamentos anti-idade

  • Retinol: conheça o princípio ativo mais importante em seus produtos anti-idade e saiba tudo sobre o mesmo
Tela cheia
Previous Next
Retinol: conheça o princípio ativo mais importante em seus produtos anti-idade e saiba tudo sobre o mesmo

Poucos ingredientes têm tanta importância no cuidado de anti-envelhecimento da pele quanto o retinol, que é considerado indispensável quando o assunto é combater rugas de expressão e a perda de elasticidade da cútis. Para esclarecer todas as suas dúvidas, organizamos um guia completo sobre as vantagens e particularidades do princípio ativo. Confira!

O que é o retinol e quais são os seus benefícios?

O retinol é um derivado da vitamina A que estimula o metabolismo das células da pele e impulsiona a produção de colágeno, e quando combinado com certo tipo de enzimas, o ingrediente se transforma em tretinoína, também conhecida como ácido retinoico. Usar um hidratante com retinol bem formulado ajuda a reduzir visivelmente a aparência de linhas finas, rugas, poros largos, manchas escuras e outros tipos de sinais causados pela exposição solar. Com o uso contínuo, a sua pele fica mais lisa, uniforme e suave ao toque.

O ingrediente pode ser usado durante o dia?

Para usar um hidratante com retinol durante o dia, é imprescindível usar também um protetor solar de fator elevado, já que certos tipos de formulações podem deixar a pele mais sensível e propensa a queimaduras solares. Além disso, é essencial evitar a exposição deliberada ao sol enquanto estiver usando o produto. No verão, aposte também em chapéus de aba larga e óculos de sol de qualidade. 

Qual a idade mais apropriada para começar a usar o retinol?

Não existe uma idade específica para iniciar o uso de produtos anti-idade com retinol, mas o ideal é começar assim que surgem as pequenas linhas finas, ou mesmo antes delas. Além de suavizar e até eliminar os sinais de envelhecimento, o componente ajuda a prevenir o seu aparecimento. Donas de pele seca podem começar mais cedo, por volta dos 18 anos de idade, bem como quem tem uma cútis sensível.

Qual o modo certo de aplicação dos produtos com retinol?

Para aplicar o seu creme facial enriquecido com retinol do modo mais apropriado, o ideal é espalhar o produto em todo o rosto e pescoço, noite sim, noite não, alternando o tratamento com uma esfoliação seguida de um hidratante noturno comum. Uma vez que o ingrediente estimula a produção celular, as células mortas da superfície da pele se acumulam a uma velocidade superior, pelo que é necessário removê-las com maior frequência por meio de esfoliação. De modo complementar, pode ainda investir em um bom creme diurno com retinol, não esquecendo de aplicar o protetor solar por cima do produto. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!