Beleza Extraordinária

O cabelo volta ao normal depois da progressiva? Descubra se é possível que o cabelo mude a textura com os alisamentos

  • O cabelo volta ao normal depois da escova progressiva? Descubra! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo volta ao normal depois da escova progressiva? Descubra! (Foto: Shutterstock)

Quem cansou da escova progressiva e quer o cabelo natural de volta talvez já tenha se perguntado: "será que os fios voltam a ser como eram antes do alisamento? O que eu preciso fazer?" A progressiva, como o próprio nome já diz, abre a estrutura do fio e vai alisando o cabelo aos poucos, a cada vez que o produto é aplicado, garantindo aquele aspecto chapado em qualquer cabelo. Para que ele deixe de ficar liso, há duas opções: ou cortar a parte alisada ou esperar as madeixas crescerem. Para entender como a escova progressiva age no cabelo, a cabeleireira especialista em cabelos cacheados Lu Carrilho explicou os detalhes de como o alisamento interfere na estrutura do fio. Confira!

Escova progressiva pode mudar sim a estrutura do cabelo

Quem faz escova progressiva sabe que após várias lavagens, os fios vão perdendo o aspecto chapado e vão voltando a ondular ou cachear, mas, ainda assim, essa não é a textura original, já que sempre fica um resquício de química. Segundo Lu Carrilho, isso acontece porque a maior parte das escovas, hoje, é feita com carbocisteína, que é um aminoácido que abre a estrutura do fio e permite que o cabelo seja remodelado.

"A carbocisteína abre a estrutura e remodela o fio, dá um novo formato através da prancha. É aí que você consegue alisar o cabelo. Não existe nada que seja capaz de 'desprogressivar' um cabelo porque foi alterada a essência da estrutura do fio", disse a cabeleireira, que explicou, ainda, que a progressiva forma uma película em torno do fio, que não consegue sair com água. "Isso serve para todo o tipo de química de transformação, inclusive uma coisa simples como a coloração. Uma vez que você altera a estrutura do fio, ele não volta mais", explicou.

Segundo cabeleireira, há duas maneiras de retirar a escova progressiva dos fios

Como a parte de dentro do cabelo foi alterada, Lu Carrilho explica que, para quem deseja voltar com a textura natural do cabelo, não existe atalho mais prático do que cortar a parte com química, ou seja, apostar no "Big Chop". O grande corte, como é chamado pelas cacheadas e crespas, mas que também serve para qualquer pessoa que tenha passado por escovas progressivas, retira de uma vez só a parte alisada, mas ainda é muito radical para alguns mulheres. Nessa situação, Lu explica que uma outra opção é ter paciência e passar pela transição capilar. "Na transição, o cabelo vai crescendo, e nesse cabelo que começa a crescer, não reaplica a progressiva. Mas o cabelo fica, então, com duas texturas, e é aí que complica", explicou Lu Carrilho. O conselho, nesse caso, é ir deixando o cabelo crescer e cortar aos pouquinhos até que fique completamente natural, disfarçando a diferença entre as texturas com penteados estilosos e simples. 

Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!