Beleza Extraordinária

O cabelo pode se "acostumar" à risca ou posição dos fios?

  • As riscas definem para qual lado o cabelo terá caimento
Tela cheia
Previous Next
As riscas definem para qual lado o cabelo terá caimento

Ao penteador os cabelos, naturalmente escolhemos para qual lado os fios serão divididos, seja ao meio, na lateral esquerda ou direita. Essa marcação é chama de "risca", pois trata-se de uma linha reta repartida no couro cabeludo que define o sentido que o cabelo deve seguir. A prática de pentear as madeixas sempre para o mesmo lado torna-se viciosa ao ponto de apresentar certa dificuldade para que os fios se habituem e fiquei arrumados para o novo lado escolhido.

Segundo a cabeleireira Edir Magalhães, é a estrutura do cabelo que define se ele tem mais facilidade em se "acostumar" com o posicionamento ou não: "as mulheres que possuem os fios com estrutura cacheada tendem a ter o cabelo mais viciado em uma única posição, já que possuem um tipo de cabelo que molda-se com mais facilidade". A profissional também afirmou que os cabelos quimicamente tratados também sofrem mais para mudar de lado, pois não possuem o mesmo movimento e caimento que os cabelos naturais. Enquanto isso, os fios lisos obedecem facilmente o lado que a dona preferir.

Redemoinho reforça a risca "viciada"

Quando a pessoa possui redemoinho, ou seja, uma espécie de "topete" que encontra-se no topo da cabeça e determina o padrão de caimento que o resto dos fios deverá seguir, terá mais dificuldade em modificar o estilo dos cabelos, como explicou o cabeleireiro Aldo Viterbo: "quando a pessoa tem redemoinho, o cabelo tende a ficar 'viciado' e seguir uma única direção".

Soluções para mudar

Para reverter esse empecilho e poder usar as madeixas divididas para o lado que desejar, Edir Magalhães ensina: "penteie todo o cabelo para a frente sempre que for escová-los, depois puxe-o todo para trás e você irá observar a diferença". Nos cabelos cacheados o procedimento é o mesmo e terá um resultado reforçado se for aplicado um finalizador nos fios ainda molhados.

Outra dica interessante da cabeleireira, principalmente se o desejo for mudar o repartido da franja, é trocar o lado e prender os fios com grampos. Depois de um certo tempo o cabelo terá uma nova forma e se acostumará com a posição trocada.

Penteados com riscas definidas: sucesso no red carpet

A moda da risca bem definida é um truque de estilo que aparece principalmente nos penteados de tapete vermelho. No festival de Cannes deste ano, grande parte das famosas apostaram nas divisões laterais, com penteados também feitos para o lado e ondas marcadas no comprimento.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais