Beleza Extraordinária

Nutrição para cabelos cacheados: entenda a importância dessa etapa do cronograma capilar para os cachos!

  • Saiba como a nutrição capilar é importante para as cacheadas e crespas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para um tratamento mais potente, a dica é nutrir os fios através da umectação (Foto: Instagram @ghanaiancurls)
  • A nutrição também pode ser feita com máscaras ricas em óleos (Foto: Instagram @tiannamodels)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como a nutrição capilar é importante para as cacheadas e crespas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Saiba como a nutrição capilar é importante para as cacheadas e crespas! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para um tratamento mais potente, a dica é nutrir os fios através da umectação (Foto: Instagram @ghanaiancurls)
  • A nutrição também pode ser feita com máscaras ricas em óleos (Foto: Instagram @tiannamodels)

A nutrição, uma das três etapas do cronograma capilar, é o tratamento responsável por devolver os lipídios e, consequentemente, a oleosidade natural do cabelo. Embora entregue benefícios para todos os tipos de textura, ela é ainda mais importante para as cacheadas e crespas por combater o ressecamento, aumentar o brilho e, ainda, ajudar a eliminar o desagradável frizz. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Nutrição é indispensável para evitar o aspecto ressecado nos cabelos cacheados e crespos

Por causa do formato anelado, os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais ressecados que os lisos porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até às pontas. Mas, usando os produtos específicos e recorrendo aos tratamento certos, é possível amenizar esse aspecto mais seco e exibir madeixas brilhosas e sedosas. 

Com a função de devolver os lipídios dos cabelos - ou seja, sua gordura natural -, a nutrição é a etapa mais importante para resolver esse problema. Realizada com cremes de tratamento ricos em óleos/manteigas ou através da própria umectação, ela consegue deixar os fios com aspecto sedoso por reter a água da hidratação com sua barreira lipídica; eliminar o efeito opaco adicionando brilho; e ainda ajudar a controlar o frizz por deixar as cutículas seladas. 

Umectação entrega uma nutrição mais potente para as cacheadas e crespas

Quando a ideia é recorrer a um tratamento mais potente para eliminar o ressecamento, a melhor opção é nutrir o cabelo através da umectação! Usada pelas indianas há muito tempo, essa técnica antiga conta apenas com os benefícios do óleo para combater as pontas secas e devolver a oleosidade natural das madeixas - e ainda pode ajudar a acelerar o crescimento quando é combinada com uma massagem no couro cabeludo. 

Na hora de fazer o procedimento, diferentemente dos tratamentos tradicionais, você deve estar com o cabelo seco e aplicar o óleo da raiz ao comprimento. Depois, basta deixar o ingrediente agindo por, no mínimo, duas horas e recorrer à técnica UCPE para retirá-lo - que, como indicam as letras, consiste em umectar, condicionar, pausar e esperar.  

Aprenda a fazer uma nutrição potente com máscaras de tratamento: 

Como já falado, além da umectação capilar, você também pode nutrir os fios com máscaras específicas ou adicionar um pouco de óleo para turbinar cremes de fórmula mais leve. Mas, para garantir um resultado impecável, em vez de aplicar o produto rapidamente no banho, a dica é dividir o cabelo em seções e enluvar mecha à mecha para que os cachos absorvam bem todos os nutrientes. Siga o passo a passo:

1 - Comece lavando os cabelos como de costume. Para já começar os cuidados na hora da limpeza, uma boa opção é apostar em um shampoo com fórmula mais nutritiva; 

2 - Depois disso, retire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão; 

3 - Divida o cabelo em seções; 

4 - Começando pela mecha da nuca, aplique a máscara em todo o comprimento, enluvando bem para que a nutrição penetre na fibra capilar; 

5 - Deixe a máscara agindo no cabelo pelo tempo indicado na embalagem; 

6 - Depois disso, enxague todo o produto abundantemente - de preferência, com água fria, para ajudar a selar as pontas e garantir mais brilho.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação