Beleza Extraordinária

Nutrição no chuveiro: cabelos secos devem usar máscara de tratamento em todo o comprimento dos fios?

  • Saiba como aplicar as máscaras de nutrição nos cabelos secos e extrassecos
Tela cheia
Previous Next
Saiba como aplicar as máscaras de nutrição nos cabelos secos e extrassecos

Para as brasileiras, a feminilidade e a sensualidade se expressam através dos cabelos, que se tornam um dos principais atrativos de beleza. Por isso, combater os fios secos já se tornou um ritual para aquelas que sofrem com as madeixas menos nutridas. E nada melhor do que contar com as máscaras nutritivas para ajudar a devolver os ingredientes hidratantes essenciais para a saúde dos fios. "As máscaras nutritivas têm o poder reconstruir e nutrir os fios, dando brilho, maciez e o movimento que a mulher brasileira está sempre buscando", afirmou o cabeleireiro Wellington Freitas.

Entenda para que servem as máscaras nutritivas

Agindo em conjunto com os shampoos específicos para cabelos secos ou extrassecos, as máscaras de tratamento são opções certeiras para devolver o brilho e a maciez para os cabelos. "As máscaras nutritivas servem para repor os nutrientes, a água e os lipídeos aos cabelos secos, dando mais brilho e maciez", explicou o hairstylist Wellington Freitas.

Altamente concentradas com compostos lipídicos, as máscaras nutritivas são enriquecidas com uma seleção de óleos essenciais, como extrato de rosa, proveniente da flor rosa canina, e o óleo de girassol. Realizar hidratações frequentes, com um intervalo médio de uma semana é fundamental para reconstituir todos esses nutrientes, já que as glândulas sebáceas do couro cabeludo de quem apresenta essas características capilares produzem pouca oleosidade, quantidade essa que não é suficiente para percorrer toda a extensão dos fios e mantê-los hidratados.

Saiba como aplicar as máscaras nos cabelos secos ou extrassecos

Mas além de realizar os processos de hidratação periodicamente, ficar alerta ao modo de aplicar as máscaras nos cabelos secos ou extrassecos pode ser imprescindível para o bom resultado da nutrição. Para o cabeleireiro Wellington Freitas, as pontas são a região que precisam receber mais atenção, já que sofrem mais agressões de agentes externos e por isso apresentam as cutículas mais abertas, o que deixa os fios frágeis. "Eu sempre indico aplicar o produto primeiro nas pontas, já que costumam ficar mais danificadas pelos agentes externos e necessitam de uma atenção especial. Em seguida, aplico o restante do produto no comprimento dos cabelos", ensinou o especialista.

Já para o comprimento, onde é possível ver o ciclo de vida do cabelo, a fibra seca torna-o quebradiço, por isso é importante contar com a ajuda de agentes de óleos naturais que vão fortificar e intensificar o crescimento dos cabelos. Ao aplicar as máscaras nutritivas diretamente nas pontas dos cabelos, espalhe o produto com a ponta dos dedos ou com a ajuda de pentes com dentes largos ao longo de todo o comprimento dos fios, garantindo uma aplicação uniforme. A raiz dos cabelos, no entanto, não pode ser esquecida na hora de hidratar as madeixas, mas por conterem uma maior oleosidade natural, é importante usar uma quantidade menor do produto, apenas para hidratar de forma uniforme todos os fios, mantendo-os sempre bonitos e saudáveis.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais