Beleza Extraordinária

Nutrição capilar: descubra as melhores opções de produtos e saiba como fazer o tratamento com máscara ou umectação!

  • Confira dicas para fazer o tratamento de nutrição capilar e se livrar do ressecamento nos fios (Foto: Pixelformula)
  • A nutrição capilar pode ser feita através da umectação ou com uma máscara de tratamento rica em óleos (Foto: Pixelformula)
  • O shampoo nutritivo é a melhor opção para o dia de nutrição capilar (Foto: Pixelformula)
  • A máscara nutritiva deve agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para fazer o tratamento de nutrição capilar e se livrar do ressecamento nos fios (Foto: Pixelformula)
  • Confira dicas para fazer o tratamento de nutrição capilar e se livrar do ressecamento nos fios (Foto: Pixelformula)
  • A nutrição capilar pode ser feita através da umectação ou com uma máscara de tratamento rica em óleos (Foto: Pixelformula)
  • O shampoo nutritivo é a melhor opção para o dia de nutrição capilar (Foto: Pixelformula)
  • A máscara nutritiva deve agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem (Foto: Pixelformula)

Quando o cabelo está com as pontas ressecadas e aspecto opaco, é sinal de que está na hora de fazer uma nutrição capilar! Com a função de devolver os lipídios e as proteínas que os fios acabam perdendo no dia a dia, esse tratamento é capaz de devolver a maciez, diminuir o frizz e conferir muito mais brilho às madeixas. Mas, para que realmente garanta bons resultados, é muito importante seguir algumas dicas que vão desde a lavagem no chuveiro à hora da aplicação. Confira a matéria para aprender todas elas!

Aposte em um shampoo de nutrição na hora de lavar os fios

Na hora de fazer tratamentos mais profundos no cabelo, como a reconstrução, muitas mulheres gostam de apostar em shampoos de limpeza profunda para eliminar o acúmulo de resíduos e garantir que o tratamento penetre na fibra capilar. Mas, quando se trata de nutrição, uma dica importante é já adicionar óleos na hora da lavagem e lavar os fios com um shampoo de nutrição. 

Por ter uma fórmula limpante e nutritiva ao mesmo tempo, esse tipo de produto tem a vantagem de eliminar as impurezas do cabelo sem agredir a oleosidade natural dos fios, nutrir a fibra capilar e, ainda, conferir mais brilho. Com todos esses benefícios, antes mesmo de aplicar a máscara, você já contará com óleos agindo nas madeixas para devolver os nutrientes que ela precisa. 

Condicionador deve ser usado depois da máscara de tratamento

Há quem acredite que o condicionador deve ser usado depois do shampoo nos dias de tratamento, mas o correto é só aplicá-lo no final. O motivo é bem simples: por ter a função de selar os fios, ele não pode ser usado antes da máscara para que as cutículas estejam abertas e a nutrição consiga, de fato, penetrar nas madeixas. 

Por isso, sempre que for fazer qualquer outra etapa do cronograma capilar, use o condicionador na última etapa da lavagem! E, no caso da nutrição, para que o cabelo não fique pesado com o excesso de óleos, tenha o cuidado de apostar nas versões do produto que tenham fórmulas mais leves para não sobrecarregar os fios - a não ser que ele esteja super ressecado e não pese com facilidade. 

Nutrição pode ser feita através da umectação ou com máscaras ricas em óleos

Para nutrir os cabelos, você pode fazer uma umectação ou apostar em máscaras de tratamento. Nessa primeira técnica, usada há muitos anos pelas indianas, é preciso aplicar óleo diretamente nas madeixas, deixá-lo agindo por algumas horas e, depois, recorrer ao método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para retirar o produto com facilidade sem deixar resíduos nos fios. Além disso, como as cutículas não precisam estar abertas, o ideal é pular a etapa do shampoo e começar a aplicação nos cabelos já secos.  

Já na segunda, o passo a passo é basicamente o mesmo de uma hidratação, mas usando cremes com fórmula rica em óleos naturais para garantir uma nutrição profunda na fibra capilar - além de todos os cuidados já citados sobre a escolha do shampoo e do condicionador na última etapa. Para potencializar ainda mais o efeito da sua máscara nutritiva, uma dica é completar a misturinha com algumas gotas do seu óleo capilar preferido. 

Confira a maneira ideal de aplicar a máscara nutritiva no cabelo: 

1 -  Comece lavando os cabelos com um shampoo de nutrição. Aplique o produto apenas no couro cabeludo e massageie bastante com as pontas dos dedos para limpar as impurezas e estimular a circulação sanguínea;  

2 - Feito isso, tire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão. Deixe a comum apenas para o corpo, já que o atrito que ela causa nos fios aumenta o frizz;

3 - Divida o cabelo em seções para facilitar a aplicação da máscara;

4 - Começando pela nuca, aplique o produto por todo o comprimento, enluvando bem cada mecha para garantir a penetração do creme nutritivo na fibra capilar;

5 -  Deixe a máscara agindo no cabelo pelo tempo indicado na embalagem;

6 - Enxague abundantemente todo o produto. Se possível, deixe a água do chuveiro na temperatura fria para garantir mais brilho; 

7 - Aplique condicionador nas pontas para selar as cutículas e aumentar a maciez;

8 - Enxague todo o condicionador e, depois, finalize como de costume. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais