Beleza Extraordinária

No retoque de raiz, posso aplicar a coloração no cabelo todo mais uma vez?

  • Como pintar cabelo sozinha: descubra como fazer o retoque de raiz da maneira correta sem sair de casa
Tela cheia
Previous Next
Como pintar cabelo sozinha: descubra como fazer o retoque de raiz da maneira correta sem sair de casa

O retoque da raiz se faz necessário conforme o cabelo começa a crescer e a cor natural do cabelo ou os fios brancos ficam em evidência. Para não precisar recorrer ao salão toda vez que for retocar, vale a pena aprender como pintar o cabelo sozinha e fazer o fazer o retoque de raiz por conta própria.

Naturalmente, muitas dúvidas podem surgir nesse processo: posso aplicar a coloração no cabelo todo mais uma vez? Qual é o tempo de pausa para deixar o produto agindo antes de enxaguar? Existe alguma alternativa que facilite o retoque de raiz? O Beleza Extraordinária preparou algumas dicas para te ajudar a conquistar um resultado de salão sem sair de casa. 

Preciso aplicar a coloração no cabelo inteiro de novo?

O primeiro passo para fazer o retoque de raiz de forma segura e garantir bons resultados é identificar se o comprimento também está desbotando e precisa de uniformidade. Geralmente, só é necessário colorir o comprimento a partir do segundo retoque, mas vale avaliar cada caso individualmente, já que isso pode variar de acordo com a tonalidade e com o intervalo de tempo desde a última coloração.

Aprenda como fazer um retoque de raiz em casa

1° passo: comece dividindo o cabelo para aplicar a coloração na raiz primeiro

Depois de decidir se é necessário retocar o comprimento, comece desembaraçando os fios e dividindo-os em quatro partes. É importante começar aplicando a coloração na raiz, porque diferente do comprimento e das pontas, o cabelo nessa região está virgem e pode demorar um pouco mais a pegar a tinta e atingir o tom correto.

2° passo: espere o tempo certo para aplicar a cor no comprimento 

Deixe agir por cerca de 35 minutos antes de passar para o comprimento. Só depois desse tempo é que você pode distribuir a tintura para o restante do cabelo. Nessa etapa, o tempo de pausa é bem menor: 10 minutos já costumam ser suficientes para reavivar a cor do comprimento antes de enxaguar. 

Como corrigir a raiz que ficou com um tom diferente?

Se você decidiu fazer o retoque de raiz sem pintar o resto do cabelo, é importante seguir as instruções da caixinha com ainda mais atenção. Saber como pintar o cabelo da maneira certa a partir da tintura faz toda diferença para evitar que a raiz revele um tom diferente do comprimento e pontas. 

Mas se você seguiu o passo a passo correto e mesmo assim sentiu que as cores não estão uniformes, existem duas alternativas. No caso da raiz que ficou mais clara, basta aplicar uma tinta escura por cima. A raiz ficou mais escura? Lembre-se da regra básica da colorimetria: tinta não clareia tinta. Nesse caso, o ideal é buscar um profissional para te ajudar a reverter o problema sem causar danos ao cabelo.

Spray de retoque de raiz ajuda a uniformizar os brancos de forma rápida e prática

Como pintar o cabelo em casa pode ser um processo que demanda tempo e paciência, muitas mulheres buscam uma solução mais rápida para uniformizar o tom ou cobrir fios brancos. A boa notícia é que, sim, o mercado de beleza já conta com uma alternativa incrível para facilitar o seu dia a dia!

O spray de coloração temporária funciona como uma espécie de maquiagem capilar, já que ajuda a cobrir a raiz por completo e sai na próxima lavagem com shampoo. Ele serve justamente para te salvar quando surge um evento de última hora ou quando você não está com tempo de ir ao salão ou fazer o retoque sozinha em casa. Mas é importante lembrar: ele só serve para colorir a raiz, ok? Apesar de também ajudar a cobrir um comprimento desbotado, seu resultado eficaz está no retoque da raiz, cobrindo os fios brancos em poucos segundos. 

Como usar spray retoque de raiz? Siga o a passo a passo!

Saber como usar spray retoque de raiz corretamente faz toda diferença para conquistar um resultado ainda mais uniforme. Por isso, confira o passo a passo de como aplicar o produto:

1° passo: Lave o cabelo como de costume e deixe secar naturalmente. Se preferir, você pode usar um secador para acelerar o processo;

2° passo: Divida o cabelo ao meio com a ajuda de um pente fino. Lembre-se de deixar a raiz bem aparente para facilitar a aplicação;

3° passo: Com o spray retoque de raiz em mãos, agite-a e aplique na raiz, mantendo uma distância de mais ou menos 15 centímetros entre a embalagem e o couro cabeludo;

4° passo: Agora, espere cerca de 1 minuto para dar tempo de o produto secar e se mesclar perfeitamente aos fios;

5° passo: Para finalizar, é só pentear o cabelo normalmente para retirar o excesso de spray.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação