Nem escuro, nem claro. As cores intermediárias estão em alta segundo os coloristas. Se os tons de loiro continuam reinando na preferência de muitas mulheres, os profissionais da cor afirmam que nuances medianas vão fazer a cabeça de muitas brasileiras e ajudar a manter os fios mais saudáveis até o fim da estação mais quente do ano.
"Esse verão será diferente do último. Antes, os cabelos estavam marcados, mais loiros. Agora, a tendência é apostar em tons mais escuros, que serão destacados e abertos pela luz do sol. O motivo é a duração da estação, que será maior e mais quente", contou o colorista Carlos Godoy.
Tons de cobre, mel, conhaque, cacau e dourado deixam fios escuros com a cara do verão
A consultora de estilo Mirela Lacerda aponta os tons que são a cara do verão. Para a profissional de moda, tons de mel, conhaque, cacau e dourado são uma boa pedida na temporada para quem tem madeixas mais escuras e desejam iluminar o visual. Para Mirela, o importante no verão é não deixar os cabelos com apenas uma cor.
"O look monocromático dá mais trabalho de manter, por isso acho que as luzes são ideais no verão, principalmente porque sol,praia e piscina acabam desbotando a cor mais rapido. As luzes ajudam a ter um visual mais natural", explicou a consultora.
Luzes transformam o visual das madeixas com nuances nem muito loiras nem muito castanhas
Fios com luzes também são tendência para o verão desse ano. De acordo com Carlos Godoy, o visual da temporada é mais suave: "as luzes mudam nesse ano. Sai de cena o visual marcado do ombré e mechas destacadas para dar lugar às mais finas e aos pontos de luz, que quando expostos ao sol, iluminam o rosto mas mantém o estilo saudável porque não estragam tanto os fios e conseguem chegar com o mesmo estilo no final da estação", explicou o profissional.
A colorista Martha Leão também acredita que esse é o verão das luzes suaves e aponta o blending como o visual "must have" da temporada: "minha aposta para cabelos escuros é o blend. Com a base escura, o efeito ilumina e deixa a pele mais bronzeada.
É um processo em que se clareia algumas mechas, umas desde a raiz, outras a partir do comprimento e algumas nas pontas. Isso cria um efeito suave e com aspecto de clareado de sol. É o visual perfeito porque o objetivo é não clarear muito, principalmente quem é morena. Tons muito claros descaracterizam os castanhos, deixando-os indefinidos", contou a profissional.
Adaptando a cor de inverno para o verão
Apesar do sucesso dos castanhos nas temporadas mais frias, Carlos ensina que no verão é preciso apostar em nuances naturais pela exposição solar mais forte. "No verão a mulher prefere passar algumas horas na praia do que no salão. É por isso que as apostas são tons discretos, que iluminam, como o caramelo ou o mel com nuances levemente clareadas, que não precisam de tanta manutenção como o loiro", explicou.
Como é comum muitas mulheres apostarem em tons outonais durante os dias mais frios do ano, Mirela Lacerda explica que é possível transformar o look e adaptar o visual à nova estação, mas é preciso preparação para que a cor dure o ano todo.
"O melhor truque pra passar do inverno para o verão é investir em cores que iluminem e 'esquentem'. Por isso, evite colorações com fundo cinza e procure conversar com o cabeleireiro sobre as opções de tons quentes que mais têm a ver com seu tom de pele e a cor original dos seus cabelos", ensinou.