Beleza Extraordinária

Não consegue pegar no sono? Veja algumas dicas para dormir rápido e investir no sono de beleza

  •  Como dormir rápido e fácil? Veja as dicas da matéria e saiba como aproveitar sua noite de sono (Foto: Instagram @caitlinnusche)
  •  A arrumação certa pode deixar o quarto mais confortável e propício a uma boa noite de sono (Foto: Instagram @fraulein_pusteblume)
  • Na hora de deitar para dormir, evite ficar no celular ou fazendo qualquer outra atividade que não seja relaxante (Foto: Instagram  @jadetunchy)
Tela cheia
Previous Next
Como dormir rápido e fácil? Veja as dicas da matéria e saiba como aproveitar sua noite de sono (Foto: Instagram @caitlinnusche)
  •  Como dormir rápido e fácil? Veja as dicas da matéria e saiba como aproveitar sua noite de sono (Foto: Instagram @caitlinnusche)
  •  A arrumação certa pode deixar o quarto mais confortável e propício a uma boa noite de sono (Foto: Instagram @fraulein_pusteblume)
  • Na hora de deitar para dormir, evite ficar no celular ou fazendo qualquer outra atividade que não seja relaxante (Foto: Instagram  @jadetunchy)

Se você já não sabe mais o que fazer para dormir rápido, fique atento aos vilões do sono: pode ser que maus hábitos alimentares, cochilos em excesso ou até mesmo o ambiente do quarto estejam prejudicando sua noite de descanso - e isso pode causar mais problemas do que parece, viu? Além das olheiras, noites curtas ou mal-dormidas são causadoras de rugas, linhas de expressão e até inflamações bem aparentes na pele.

De todo jeito, é super fácil - e possível - escapar desses problemas, e o que não faltam são técnicas, exercícios e pequenas mudanças na rotina que podem te ajudar a parar de rolar na cama procurando pelo sono. Veja os truques para um sono de beleza na matéria!

1. Crie um ambiente confortável no seu quarto

Uma primeira dica valiosa é arrumar todo o seu quarto e cama da melhor maneira possível - e isso vale para todos os detalhes! Procure por travesseiros confortáveis e na altura correta, invista em colchões de boa qualidade, deixe a luz baixa e, se possível, regule a temperatura para 21ºC. Temperaturas mais baixas e o clima de friozinho - na medida certa - podem ajudar a induzir o sono e relaxamento com mais facilidade.

2. Evite dormir durante o dia, especialmente na parte da noite

Sabia que cochilos alternados podem acabar atrapalhando o seu sono no fim do dia? Uma vez que você "parcela" o seu sono, o corpo pode encontrar mais dificuldade em reconhecer o período da noite como a hora de descansar profundamente.

Para fugir desse problema, o segredo é pular as sonecas da tarde e definir um horário específico para dormir e acordar todos os dias - lembrando que o descanso deve ser de pelo menos 7 ou 8 horas de sono. A rotina ajuda o cérebro e faz bem ao corpo!

3. Tente comer coisas leves e tomar um banho quente antes de dormir

Fazer uma refeição muito pesada pouco antes de ir para a cama pode causar dificuldade em encontrar relaxamento. Além da sensação de inchaço e desconforto, pode ser que a própria comida te deixe em estado de alerta, especialmente no caso dos doces, por exemplo, que despertam o corpo por conta do açúcar.

Sendo assim, que tal preferir sempre por saladas, chás calmantes e outros tipos de alimentos e bebidas leves para o jantar? Outra recomendação do que fazer antes de dormir é tomar um banho quente para relaxar e se sentir revigorada!

4. Músicas relaxantes e bons livros podem ajudar a induzir o sono

Lembra da primeira dica de um ambiente calmo e acolhedor no seu quarto? Uma boa alternativa de tornar qualquer lugar mais tranquilo é se desligar completamente enquanto ouve uma música calma ou sons da natureza. O que não faltam são playlists prontas na internet, todas perfeitas para desacelerar a mente.

Além disso, a leitura pode ser uma ótima opção! Mas livros de terror, suspense ou mistério não estão na lista, viu? É que eles podem prender a sua atenção e causar o efeito contrário ao desejado. Prefira livros de romance, auto-ajuda e até mesmo revistas.

5. Mantenha-se longe do celular quando estiver na cama

Nada de ir para cama e continuar conversando com amigos ou navegando nas redes sociais, viu? Isso pode acabar te distraindo e levando seu sono para o espaço! Ao contrário disso, aposte nas meditações, exercícios mentais (sim, contar carneirinhos pode ajudar!) e experimente acalmar a respiração depois de deitar. Isso ajuda a relaxar mente e músculos em minutos, do jeito que se deve estar para que uma boa noite de sono comece.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais