Beleza Extraordinária

Morena para loira: passo a passo definitivo para preparar os fios e ter cabelo claro e saudável

  • O processo de transição do cabelo castanho para o loiro requer alguns cuidados. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram @donnaromina)
  • O cronograma capilar ajuda a deixar o cabelo mais forte para o processo de descoloração (Foto: Instagram @luhhsetty)
  • Os cabelos alisados precisam ter cuidados específicos ao passarem pelo processo de descoloração (Foto: Instagram @michelletakeaim)
Tela cheia
Previous Next
O processo de transição do cabelo castanho para o loiro requer alguns cuidados. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram @donnaromina)
  • O processo de transição do cabelo castanho para o loiro requer alguns cuidados. Entenda mais na matéria! (Foto: Instagram @donnaromina)
  • O cronograma capilar ajuda a deixar o cabelo mais forte para o processo de descoloração (Foto: Instagram @luhhsetty)
  • Os cabelos alisados precisam ter cuidados específicos ao passarem pelo processo de descoloração (Foto: Instagram @michelletakeaim)

Morenas que desejam um visual iluminado geralmente têm a mesma dúvida: afinal de contas, como ficar loira sem prejudicar os fios? Parece difícil mudar radicalmente o visual sem acabar prejudicando a aparência das madeixas, mas acredite: é realmente possível ter cabelos brilhosos e saudáveis mesmo após uma descoloração, viu?

Para fazer a transição perfeita dos fios castanhos aos loiros, o segredo é começar a investir o quanto antes numa boa preparação, fortalecendo as madeixas com o cronograma capilar ideal para cada caso e, depois, continuar os cuidados durante e depois do processo. Quer saber quais são? Confira a matéria abaixo e se jogue sem medo na transformação!

Passo a passo para preparar os cabelos para o clareamento:

Assim que a decisão de abandonar o look castanho e se jogar na sua versão loira é tomada, vale começar a planejar cada passo com bastante atenção - e, de preferência, junto a um profissional capacitado. Na maioria dos casos, o normal é que o processo siga uma ordem:

Passo 1 - Investir no fortalecimento dos fios: para que o ressecamento, aspecto elástico ou falta de brilho não façam parte do novo visual, é preciso fortalecer os cabelos antes mesmo da tinta ou descoloração investindo no cronograma capilar. Ele nada mais é do que uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução que vai cuidar dos fios para que eles resistam à química.

Passo 2 - Fazer o teste de mecha: a melhor maneira de saber se os cabelos estão realmente prontos, mesmo após o tratamento com o cronograma, é fazer o teste de mecha. Nele, aplica-se um pouco do produto em um pedaço do cabelo para ver como ele reagirá ao contato e, só a partir do resultado desse teste é que a mudança deve ser feita.

Passo 3 - Dar uma pausa no relaxamento capilar: para que não haja uma interferência nociva da química usada nos cabelos com os cabelos relaxados, é precisar dar uma pausa de pelo menos um mês entre o alisamento e a descoloração. No entanto, a regra é mais amena para quem faz progressivas: nesses casos, a descoloração está liberada desde que seja feita antes dos cabelos terem contato com a escova;

Passo 4 - Evitar o uso de produtos que fechem a cutícula na pré-descoloração: por incrível que pareça, a oleosidade de um ou dois dias sem lavagem nos cabelos ajuda (e muito) a proteger o couro cabeludo, por isso, é recomendado que não se lave os cabelos no dia anterior à transformação. Por sinal, nessa última lavagem é melhor evitar condicionadores e produtos como o leave-in para que a cutícula do cabelo não se feche e dificulte o processo de clareamento.

Cuidados após o processo são chave para manter os cabelos loiros brilhosos e saudáveis

Depois de tomar todas as medidas necessárias para preservar os fios na descoloração, é necessário continuar investindo nos cuidados capilares! Em geral, vale continuar apostando no cronograma capilar - agora, específicos para fios tingidos, recheado de hidratações -, redobrar os cuidados com as pontinhas com leave-ins, ter um shampoo desamarelador para chamar de seu e seguir contando com outros cuidados indispensáveis para as novas loiras. Quer saber quais são? Clique aqui e saiba todos os segredos!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação