As inspirações do Instagram e os experts no assunto não deixam dúvidas: morenas iluminadas ainda continuam em alta em 2019! Ótima notícia para quem quer mudar o visual sem fazer nada tão radical, né? E para começar o ano apostando na tendência de coloração do jeito certo, a gente pode ajudar.
Batemos um papo com o colorista Alê Crema para saber o que vai bombar em 2019 sempre que o assunto for luzes no cabelo castanho. Ele deu várias dicas e já apontou quais técnicas, cores e estilos vale a pena copiar esse ano, viu? Leia a entrevista completa!
Beleza Extraordinária: Já reparamos que criar luzes fazendo o contorno do rosto está em alta! Como isso funciona?
Visualizar esta foto no Instagram.
Alê Crema: O contorno serve para dar luminosidade sem precisar fazer luzes no cabelo inteiro, por isso é geralmente usado na frente - para fazer a mecha mais larga - e por baixo do cabelo todo o contorno da cabeça. É legal para a morena porque ela não deixa de ser morena e ainda consegue um diferencial no cabelo, além de ser uma boa opção para a cliente que não quer retocar as madeixas toda hora.
BE: E como fazer esse contorno com as luzes sem marcar demais o visual?
AC: Para fazer o visual sem marcar, geralmente fazemos a coloração no estilo ombré, desfiando o cabelo sem pegar desde a raiz. Essa técnica se chama eriçar o cabelo - que é justamente desfiar as madeixas por baixo e o que sobra de fio é colorido com o pincel. Outra possibilidade também é a de pegar a mecha e ir pincelando fazendo um degradê com o pincel, sem marcar o fio.
BE: Para um resultado natural com as luzes, em que altura do comprimento deve começar as mechas?
Visualizar esta foto no Instagram.
AC: Você começa a fazer do ombro pra baixo, ou 3 a 4 dedos para baixo da raiz. Fica mais natural, menos marcado. Mas lembrando: além disso, o segredo é ir sempre desfiando com o pente para não ficar nenhuma marca do tom escuro para o claro.
BE: Como escolher a cor certa para as luzes no look de morena iluminada?
AC: Geralmente eu uso o critério de escolher dois tons mais claros do que o tom natural do cabelo. Se é um castanho escuro, dá para trabalhar as luzes com um castanho claro ou até loiro escuro. Nada muito diferente da raiz para não dar muita diferença. O que se usa muito agora é o tabaco, amêndoa, chocolate, caramelo e doce de leite - essas são as cores em alta para as morenas.
BE: Quais são as suas dicas para conseguir um visual de castanho iluminado perfeito para 2019?
Visualizar esta foto no Instagram.
AC: A minha dica é eriçar bastante o cabelo para não marcar e escolher uma cor que combine com a sua pele. Aí, vale dizer novamente, geralmente dois tons mais claro é o suficiente para deixar o visual bem natural. Além disso, não é muito bom fazer muitas luzes espalhadas pelo cabelo. Vale fazer um pouco menos de mechas para continuar sendo morena e só manter o ar iluminado.
Redação: Raquel Carletto