Beleza Extraordinária

Mordaçagem: técnica ajuda a colorir cabelos resistentes e melhora a durabilidade da coloração

  • Fios grossos e escuros ou com cabelos brancos resistentes utilizar a técnica da mordaçagem para conseguir um melhor resultado com a coloração.
Tela cheia
Previous Next
Fios grossos e escuros ou com cabelos brancos resistentes utilizar a técnica da mordaçagem para conseguir um melhor resultado com a coloração.

Quem tem fios muito grossos pode ter dificuldade de conseguir uma cor uniforme durante a coloração. O motivo é a estrutura do fio, mais rígida e resistente à penetração da tinta na fibra capilar. Isso acontece principalmente com quem tem fios brancos, que costumam ter maior espessura e ser mais ásperos que o resto das madeixas, e por isso, perdem rapidamente a tonalidade enquanto os outros permanecem com a cor semanas depois do processo de coloração. Uma das técnicas usadas por cabeleireiros para ajudar a fixar a nuance nessas mechas resistentes é a mordaçagem, que consiste em abrir as cutículas do fio para preparar o cabelo para a coloração.

Técnica aumenta a fixação e a durabilidade da coloração

A colorista Cristiane Baltazar explica que pelo modo de aplicação, o aconselhado é fazer o procedimento no salão para evitar manchas no final do processo. "A mordaçagem é feita a partir de uma água oxigenada de volumagem baixa. Quem tem cabelos brancos, deve fazer a técnica apenas nas áreas mais destacadas, onde a tinta não fixa corretamente, com a ajuda de um algodão embebido na solução. Quem tem fios grossos, pode passar em todo o cabelo, e hidratar depois para evitar o ressecamento", explicou a profissional.

Assim como a tinta permanente, que precisa do oxigênio para transformar os pigmentos dos fios, a mordaçagem se utiliza do elemento na água oxigenada para forçar a abertura das escamas da fibra capilar, que em fios grossos são mais resistentes. Depois que a solução secar nos fios, o cabelo estará pronto para receber a coloração, com cutículas já abertas, o que facilitará a penetração da tinta e aumentará sua durabilidade.

A mordaçagem não é indicada para todos os casos de fios grossos

Cristiane alerta, porém, que é preciso consultar um colorista antes de apostar na mordaçagem porque, em alguns casos, a técnica pode manchar e ressecar as madeixas: "o ideal é fazer a mordaçagem em fios grossos e escuros ou brancos muito resistentes, que não fixam a coloração. Outros tipos de cabelo, como os loiros e espessos, não precisam desse procedimento e podem perder saúde por um resultado mediano", esclareceu a colorista.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema