Beleza Extraordinária

Mito ou verdade: cortar ou lavar os cabelos durante o período menstrual pode mudar a textura ou acentuar a queda?

  • Cortar ou lavar os cabelos durante o período menstrual não irá afetar a estrutura capilar
Tela cheia
Previous Next
Cortar ou lavar os cabelos durante o período menstrual não irá afetar a estrutura capilar

Manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis é um dos maiores desejos do público feminino, que busca diferentes maneiras para garantir fios impecáveis. Por isso, muitas crendices populares acabam difundindo-se e causando dúvidas sobre as melhores formas de cuidar das madeixas, principalmente quando existem interferências hormonais do corpo. O período menstrual é uma daquelas épocas que está sempre cercada de questões e faz muitas mulheres acreditarem que lavar ou cortar os cabelos nesta época pode causar mudança na textura ou acentuar a queda capilar. Mas será que o ciclo realmente pode interferir na estrutura dos fios?

Lavar os cabelos durante o período menstrual não faz mal à saúde

É comum escutar que não se deve lavar os cabelos durante o período menstrual. A justificativa é que o sangue pode subir para a cabeça, causando diversos danos para o organismo da mulher. A crença popular, no entanto, é apenas um mito, já que a menstruação é um processo natural do corpo feminino e não necessita de nenhuma mudança na rotina diária. Desta forma, a higiene capilar pode - e deve - ser mantida de forma regular também durante o ciclo menstrual. "As pessoas devem sempre deixar os cabelos limpos, pois é justamente o excesso de oleosidade que favorece a queda", afirmou a dermatologista Flavia Monteiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Estrutura dos cabelos não pode ser alterada com cortes

Assim como muitas mulheres correm dos salões de beleza quando a lua cheia aparece no céu, outras preferem não cortar os fios durante seus períodos menstruais, receosas sobre a mudança na textura das madeixas, podendo ficar cacheadas ou crespas, e até mesmo sobre a possibilidade de acentuar a queda capilar. A crendice, porém, também não é verdadeira. Quando os cabelos são cortados, apenas as pontas são afetadas, mudando a aparência do corte. A estrutura dos bulbos capilares, no entanto, não pode ser modificada e os fios não serão afetados pelos hormônios menstruais. "O ciclo menstural não altera em nada. Cortar os cabelos auxilia na renovação celular e com isso deixa os cabelos mais fortalecidos e saudáveis independente da época", explicou a dermatologista Flavia Monteiro.

Tanto a queda capilar e a mudança na textura dos fios podem estar condicionadas apenas a fatores externos, como estresse ou agressões, tais como utilização de produtos químicos ou aparelhos modeladores, como secador e chapinha. Alguns desequilibrios hormonais também podem acentuar a queda dos fios. "Durante o ciclo menstrual ocorre a secreção de FSH, LH, estrogênio e progesterona. Um desequilíbrio desses hormônios é uma das causas de queda dos cabelos", afirmou a dermatologista.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação