Beleza Extraordinária

Mito ou verdade: cabelos secos caem mais? Entenda a relação

  • Saiba se existe relação entre a queda dos cabelos e seu ressecamento
Tela cheia
Previous Next
Saiba se existe relação entre a queda dos cabelos e seu ressecamento

A queda de cabelo e o ressecamento ocupam lugar especial entre os problemas capilares mais comuns nas mulheres. Mas será que existe mesmo uma relação entre eles? O médico tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, esclareceu todas as dúvidas sobre o tema. Confira!

Fios secos não têm relação com a queda de cabelo

Embora possa existir a ideia de que os cabelos secos caem mais, relacionando a hidratação do couro cabeludo, onde nascem os fios, com a hidratação da fibra capilar, isto não passa de um mito. Isto deve-se apenas ao fato de muitas mulheres que se queixam de queda de cabelo, também os sentirem ressecados. "Não existe relação entre fios secos e couro cabeludo desidratado. A queda sempre é motivada por fatores internos ao couro cabeludo e a hidratação não está entre eles", confirmou o tricologista.

Deficiências vitamínicas e desequilíbrios hormonais estão entre as causas da queda de cabelo

Uma perda de fios diária é normal, mas quando essa quantidade aumenta consideravelmente, vale avaliar quais os motivos que podem estar causando o problema. A hidratação do couro cabeludo não influencia na queda dos fios, mas uma deficiência de ferro ou zinco na alimentação pode ser a origem do sintoma. Além disso, desequilíbrios hormonais também podem fazer com que o cabelo caia mais, assim como o estresse e as mudanças de tempo, especialmente para temperaturas mais frias. 

Arginina e nutri-ceramidas são ingredientes chave contra o ressecamento e queda dos fios

No combate a ambos os problemas, tanto o ressecamento dos fios quanto a perda dos mesmos, é essencial investir em uma linha de cuidados específica, de preferência enriquecida com arginina e nutri-ceramidas. A arginina é um aminoácido presente na queratina, que ao ser absorvido pelo organismo não só ajuda no crescimento dos fios como também diminui a sua queda e quebra, fortalecendo-os. Já para aplacar o problema dos fios secos, é importante que a mesma linha de cuidados também seja rica em ceramidas, lipídios que constituem a fibra capilar, que agem como uma espécie de cimento, nutrindo e blindando as madeixas, para um aspecto brilhoso e hidratado. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação