Beleza Extraordinária

Mito ou verdade: cabelos cacheados não devem ser penteados? Descubra!

  • Pentear os cabelos com cachos é errado? Descubra e saiba como cuidar dos caracóis
Tela cheia
Previous Next
Pentear os cabelos com cachos é errado? Descubra e saiba como cuidar dos caracóis

Quem tem cabelos cacheados e crespos sabe que a sua rotina de cuidados pode ser bem específica, mas a hora de desembaraçar os fios sempre provoca dúvidas. Enquanto muitas defendem que o melhor é mesmo deixar os cachos em paz e não usar a escova ou o pente, acabando com os nós apenas com as pontas dos dedos, outras optam por desembaraçar os fios religiosamente. Esclareça suas dúvidas e saiba qual a melhor forma de cuidar das suas mechas cacheadas!

Pentear os cachos é essencial para prevenir a quebra

A estrutura espiralada dos fios cacheados, sejam eles mais apertadinhos ou mais largos, faz com que este tipo de cabelos tenda a embaraçar muito mais. Com o tempo, vão sendo criados pequenos nós, que com o atrito do dia a dia, podem resultar no enfraquecimento e até na quebra dos folículos. Por isso, é muito importante penteá-los com frequência, para eliminar o embaraço e também para dar mais definição à estrutura do cacho

Aposte nos pentes de dentes largos e prefira desembaraçar os fios no banho

No entanto, desembaraçar o cabelo cacheado não é tão simples quanto fazê-lo em fios lisos ou ondulados: o processo requer um pouco mais de cuidado. A melhor hora para penteá-los é no banho, depois de lavar com shampoo e durante o tempo de ação do condicionador ou do creme de tratamento. Desta forma, os cabelos ficam sob menos estresse, e já que estão amolecidos pelos agentes hidratantes, os nós podem ser eliminados com mais facilidade, mas é importante fazer o processo com muito cuidado, já que os fios tendem a estar mais sensíveis quando umedecidos. Além disso, é também importante ter em atenção o utensílio escolhido: o ideal é usar um pente de madeira e de dentes largos, de preferência com pontas protegidas; e os dedos também são ótimos aliados. 

Evite ao máximo pentear os cabelos quando estiverem secos

Mas existe uma razão pela qual muitas cacheadas passam longe da escova. É superimportante evitar passar o pente ou a escova nos cabelos enquanto eles estiverem secos, porque além de agravar o embaraço e quebrar os fios que estão emaranhados, o hábito ainda causa frizz excessivo e destrói o padrão de cacho. 

Como são bastante secos, os fios com cachos precisam ser lavados com menos frequência, e isso pode ser um problema na hora de eliminar os nós. O truque para os dias entre lavagens, em que o cabelo está muito emaranhado, é borrifar um pouco de água e aplicar apenas um pouco de creme de pentear no comprimento e pontas, e aí sim, desembaraçá-lo.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação