Beleza Extraordinária

Meu cabelo não cresce: por que fios danificados crescem mais devagar?

  • Descubra o que pode fazer seu cabelo crescer mais devagar (Foto: Instagram @lorealhair)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que pode fazer seu cabelo crescer mais devagar (Foto: Instagram @lorealhair)

Talvez você já tenha tido a impressão de que, quando o cabelo está danificado, os fios crescem mais devagar. Quando as madeixas estão ressecadas pelos danos do dia a dia ou depois de um procedimento químico - como uma coloração ou alisamento -, é comum que eles demorem mais tempo para crescer.

Mas você sabe por que isso acontece? Será que os danos capilares realmente influenciam na velocidade de crescimento dos fios? Se você já teve essa dúvida e quer saber o que fazer para o seu cabelo voltar a crescer mais rápido, essa matéria é perfeita para você. Vem conferir as explicações e dicas para lidar com o problema.

Por que os fios danificados crescem mais devagar?

Na verdade, os fios não crescem mais devagar quando estão danificados, você tem apenas a sensação de que isso acontece. O crescimento dos fios acontece pela multiplicação das células no bulbo capilar e os danos, sejam causados por fatores externos ou pela química, não têm a capacidade de mudar essa estrutura.

Mas, calma, existe uma explicação para essa sensação. O que acontece é que o cabelo danificado fica mais frágil e propenso à queda. Assim, as madeixas caem com mais frequência e criam a impressão de que o seu cabelo não está crescendo tão rápido. A dificuldade de ganhar comprimento vem da queda excessiva de fios. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Iyda Michael (@iydamichael) em

O que posso fazer para o cabelo crescer rápido?

Agora que você já sabe o que realmente acontece quando o seu cabelo está danificado, fica mais fácil imaginar o que fazer para que ele volte a crescer rapidamente: cuidar dos fios. O primeiro passo para fazer seu cabelo crescer é recuperar a saúde dele. Por isso, a reconstrução capilar é indispensável para corrigir os danos.

Além disso, a hidratação semanal ajuda a deixar os fios bem saudáveis e evitar a queda excessiva. Assim, ele consegue crescer mais rapidamente e ficar forte novamente. As linhas de shampoo e condicionador antiquedas também ajudam no crescimento das madeixas. 

Manter os fios saudáveis ajuda no crescimento capilar

Além de tratar os danos capilares que já foram tratados, também é fundamental cuidar dos fios no dia a dia, para mantê-los sempre saudáveis e evitar a queda. Por isso, é uma boa ideia manter um cronograma capilar - alternando hidratação, nutrição e reconstrução - para dar às madeixas tudo o que elas precisam para crescerem cheias de saúde.

Outros hábitos do cotidiano também podem influenciar no crescimento dos fios. O estresse excessivo e a má alimentação, por exemplo, podem fazer com que os fios cresçam mais devagar. Por isso, cuidar da própria saúde é essencial para quem quer ter um cabelo longo e bonito. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais