Beleza Extraordinária

Meu cabelo está caindo muito! 6 coisas que podem causar a queda capilar

  • Descubra as 6 principais coisas que podem fazer o seu cabelo cair! (Foto: Instagram @hairromance)
  • Chapinha e secador em excesso e escovas de alisamento podem causar queda de cabelo. Descubra a solução! (Foto: Instagram @seda_burhan)
  • Fazer penteados no cabelo molhado também pode causar queda de cabelo. Confira mais hábitos que podem causar a queda! (Foto: Instagram @sofiajamora)
Tela cheia
Previous Next
Descubra as 6 principais coisas que podem fazer o seu cabelo cair! (Foto: Instagram @hairromance)
  • Descubra as 6 principais coisas que podem fazer o seu cabelo cair! (Foto: Instagram @hairromance)
  • Chapinha e secador em excesso e escovas de alisamento podem causar queda de cabelo. Descubra a solução! (Foto: Instagram @seda_burhan)
  • Fazer penteados no cabelo molhado também pode causar queda de cabelo. Confira mais hábitos que podem causar a queda! (Foto: Instagram @sofiajamora)

Notou que o cabelo está caindo demais? Que tal parar para analisar alguns hábitos e tentar entender o que pode estar causando a queda? Para te dar esse help - a gente sabe que a queda capilar é uma das maiores preocupações das mulheres! - fizemos uma lista com 6 coisas que podem estar dando aquele empurrãozinho para o cabelo cair mais do que o normal. 

Antes de tudo, é bom saber: o normal é perdermos de 100 a 150 fios diariamente, no processo de lavar e pentear. A dica para saber se estão caindo além do esperado é começar a observar fios em locais pouco comuns, como chão da sala, blusas ou a mesa de trabalho.

1. Estresse, ansiedade e cansaço

Seu estado emocional pode interferir, e muito, na saúde do seu cabelo: momentos de estresse, preocupação, ansiedade e cansaço podem enfraquecer os fios e causar queda além do normal, abrindo espaço até mesmo para doenças no couro cabeludo.

A solução: tente separar momentos relaxantes no seu dia a dia, como criar uma rotina de exercícios que te tranquilizam! Aqui, a gente ensinou como melhorar sua rotina matinal e noturna! 

2. Chapinha e secador em excesso

Não abre mão da chapinha ou do secador todos os dias? Essa rotina de secar e alisar o cabelo todos os dias pode ser a causa da queda excessiva dos seus fios! O calor dessas ferramentas enfraquece o folículo por onde nascem os fios, fazendo com que eles caiam bem mais do que o normal.

A solução: tente deixar o secador e a chapinha só para ocasiões especiais ou quando você precisar secar o cabelo antes de dormir, por exemplo. Também vale aplicar, sempre, um protetor térmico em forma de óleo ou leave-in nas madeixas antes de alisar!

3. Escovas de alisamento 

Para quem faz escovas de alisamento e vê os fios caindo além do normal, o motivo pode, sim, ser a química. É que por mais que o cabelo pareça brilhoso, saudável e bonito depois de retocar a progressiva, por dentro, ele vai ficando cada vez mais sem nutrientes e muito mais fino e fraco.

A solução: a dica é fazer um cronograma capilar para devolver os nutrientes ao fio com hidratação, nutrição e reconstrução. Usar shampoos e condicionadores à base de Arginina também pode ser uma boa ideia, porque a substância devolve massa ao interior do fio.

4. Puxar demais os fios com escova ou pente

Um hábito que parece inofensivo, mas que pode causar queda em qualquer tipo de cabelo é pentear de forma brusca! Pois é, sabe aquele nó gigante nas pontinhas? Tentar desembaraçá-lo com puxões pode arrancar os fios desde a raiz e machucar o couro cabeludo. 

A solução: descubra um finalizador para chamar de seu e use, sempre, no comprimento e nas pontas antes de pentear o cabelo. Comece a desembaraçar pelas pontinhas e vai subindo até a raiz, sempre com leveza! 

4. Dormir com o cabelo molhado

Não é mito que dormir de cabelo não é o recomendado, ok? É que o cabelo molhado no travesseiro pode abrir espaço para fungos que amam o calorzinho que fica dentro dos fios! 

A solução: sempre que der, lave os cabelos horas antes de dormir ou pela manhã. Se não conseguir, recorra ao secador para secar as madeixas, mas sempre aplicando o protetor térmico!

5. Aplicar creme e máscara na raiz do cabelo

Tem o hábito de aplicar creme de pentear, óleo e a máscara de hidratação na raiz, bem pertinho do couro cabeludo? Pois saiba que esse também pode ser um dos motivos que levam à queda: é que o acúmulo de produto cobre os folículos, levando à caspa - chamada de dermatite seborreica. A caspa enfraquece os folículos e os fios, facilitando a queda. 

A solução: a primeira mudança é deixar de aplicar produtos de cabelo na raiz! O certo é aplicar a uns dedinhos de distância, ou seja, só no comprimento e nas pontas. Depois, vale usar um pré-shampoo ou um shampoo anti-resíduo para fazer uma limpeza profunda na raiz dos cabelos. 

6. Prender o cabelo molhado

Da mesma forma que dormir com o cabelo molhado enfraquece o cabelo, prender os fios úmidos também não faz nada bem, viu? É que a umidade também pode causar fungos e deixar o cabelo mais fraco - sem contar os elásticos e presilhas, que podem quebrar o cabelo mais fácil quando os fios estão molhados. 

A solução: tente deixar os cabelos secarem antes de prendê-los, ok? Um simples rabo de cavalo já pode enfraquecer os fios!  

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!