Beleza Extraordinária

Meu cabelo castanho ficou laranja, o que eu faço? Saiba como neutralizar os reflexos dos fios

  • Aprenda a tirar o laranja do cabelo castanho (Foto: Instagram @jimandray)
  • Quer saber por que o cabelo castanho fica laranja? Confira (Foto: Instagram @mirelamua)
  • Vem ver o que fazer para neutralizar o castanho (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a tirar o laranja do cabelo castanho (Foto: Instagram @jimandray)
  • Aprenda a tirar o laranja do cabelo castanho (Foto: Instagram @jimandray)
  • Quer saber por que o cabelo castanho fica laranja? Confira (Foto: Instagram @mirelamua)
  • Vem ver o que fazer para neutralizar o castanho (Foto: Instagram @freshlengths)

Descoloriu o seu cabelo castanho e ele ficou laranja? Não precisa se desesperar: é mais comum do que você pensa! Isso acontece muitas vezes quando a coloração é feita sem levar em conta a cor e o fundo de clareamento do cabelo, e o resultado pode ser fios castanhos manchados ou mesmo alaranjados

A boa notícia é que com uma ajudinha da colorimetria, o estudo das cores, é mais fácil acertar na hora de mudar a cor das madeixas e neutralizar o aspecto alaranjado. Quer saber porque o seu cabelo castanho ficou laranja e o que você pode fazer para corrigir isso? Então vem conferir que a gente conta tudo!

Por que os cabelos castanhos ficam laranja?

Para entender porque os cabelos castanhos tendem a ficar alaranjados, você precisa saber que todo cabelo tem um fundo de clareamento. Ele varia de acordo com a tonalidade do seu cabelo e aparece principalmente na hora da descoloração. Os fios mais escuros, como os castanhos e pretos, têm fundo avermelhado.

Esse tom vai clareando de acordo com a cor do seu cabelo, começando pelo vermelho, passando pelo laranja até chegar ao amarelo claro dos fios loiríssimos. Quando você descolore um cabelo escuro, é preciso passar por todas essas tonalidades. Por isso, é mais difícil clareá-los de uma só vez até os tons mais claros de loiro. E, quando a descoloração é feita por uma pessoa sem experiência ou que não esteja atenta ao fundo de clareamento do seu cabelo, o resultado podem ser fios alaranjados.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Katerina Williams (@katerinawilliamsxo) em

Como tirar o laranja do cabelo?

Ok, agora você já sabe porque isso acontece com os cabelos castanhos. Mas o que fazer para corrigir os fios que já estão nessa tonalidade? Mais uma vez é preciso entender um pouco de colorimetria para resolver esse problema. Isso porque, para anular o tom alaranjado, você precisa usar um produto em uma cor oposta a ele, neutralizando a cor

Os tonalizantes são uma ótima escolha para isso, já que são capazes de corrigir a cor das madeixas sem danificar o cabelo. A cor oposta ao laranja é o azul, mas você não precisa de um tonalizante totalmente azul. O ideal é apostar em uma coloração castanha com reflexos azulados. Assim, você consegue neutralizar o laranja e alcançar um tom bem mais natural.

Outros cuidados podem ajudar a evitar o cabelo laranja

Você também pode evitar que o seu cabelo volte a ficar alaranjado. Como o tonalizante vai desbotando com o tempo e as lavagens, a dica é apostar também no shampoo e condicionador para cabelo colorido, que aumentam a durabilidade da coloração.

Fazer hidratações profundas também é uma boa ideia, já que os cabelos saudáveis conservam melhor a cor, além de deixar os fios mais brilhosos. Isso vale tanto para os cabelos naturalmente castanhos que foram descoloridos como para os que usaram uma coloração para alcançar essa tonalidade.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!