Beleza Extraordinária

Metabolismo afeta o crescimento do cabelo?

  • Não adianta apelar para crendices, como cortar o cabelo na lua crescente, para que os fios voltem mais rápido, o maior responsável por fazer crescer sua cabeleira é seu metabolismo.
Tela cheia
Previous Next
Não adianta apelar para crendices, como cortar o cabelo na lua crescente, para que os fios voltem mais rápido, o maior responsável por fazer crescer sua cabeleira é seu metabolismo.

Apesar do cabelo curto ser tendência, tem gente que não se acostuma com fios menores e se arrepende de tê-los cortado. Há ainda aquelas que nunca conseguem que os fios cheguem abaixo dos ombros pela demora no crescimento. Não adianta apelar para crendices, como cortar o cabelo na lua crescente para que os fios voltem mais rápido, o maior responsável por fazer crescer sua cabeleira é seu metabolismo.

Cada pessoa tem um metabolismo diferente

As reações químicas que acontecem entre nutrientes e outras sustâncias dentro do organismo, são responsáveis pela produção de energia e também por outros fatores como o crescimento capilar. Esse ciclo se relaciona ao metabolismo e a absorção de nutrientes, enzimas, aminoácidos e proteínas, o que explica porquê algumas pessoas não conseguem deixar os fios crescerem enquanto algumas ganham centímetros sem fazer muito esforço.

A dermatologista Cynthia Meyrelles explica que o crescimento dos fios passa por três fases do ciclo do crescimento: "o ciclo passa pelas fases anágena (de crescimento), catágena (de estabilidade) e telógena (de queda), onde, na maior parte do tempo, o fio cresce em indivíduos normais. Algumas alterações metabólicas como a deficiência ou hiperproduçao de hormônios e outros nutrientes afeta a primeira etapa do processo e a encurta, que gera a redução progressiva do volume dos cabelos", contou.

Invista em cuidados e produtos para ajudar no crescimento

Como o cabelo cresce no máximo um centímetro ao mês, é importante tentar aproveitar todo o potencial dos fios para garantir um crescimento forte e saudável. Além dos cuidados com a saúde, que passam por uma alimentação regulada e o consumo freqüente de água, evite agressões que enfraqueçam os fios. Fuja de agentes externos como sol e poluição e procedimentos químicos, como alisamentos. É importante tomar cuidado também com presilhas e acessórios nos fios molhados pois eles podem partir a fibra capilar.

O cabelo também precisa de hidratação. Nessa hora é importante aliar a estimulação do couro cabeludo com massagens e produtos, como a arginina, que além de fortalecerem os fios, ainda ajudam no crescimento.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais