Beleza Extraordinária

Menopausa: o que pode acontecer com a pele no período? Veja 5 produtos para incluir na rotina de cuidados!

  • Saiba como cuidar da pele na menopausa e entenda quais produtos ajudam a combater os sinais na pele que surgem nessa fase (Foto: Shutterstock)
  • O protetor solar é indispensável para prevenir as rugas e linhas de expressão na pele (Foto: Shutterstock)
  • Para combater os problemas da pele ressecada durante a menopausa, é válido investir na hidratação diária (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar da pele na menopausa e entenda quais produtos ajudam a combater os sinais na pele que surgem nessa fase (Foto: Shutterstock)
  • Saiba como cuidar da pele na menopausa e entenda quais produtos ajudam a combater os sinais na pele que surgem nessa fase (Foto: Shutterstock)
  • O protetor solar é indispensável para prevenir as rugas e linhas de expressão na pele (Foto: Shutterstock)
  • Para combater os problemas da pele ressecada durante a menopausa, é válido investir na hidratação diária (Foto: Shutterstock)

Para a maioria das mulheres, a menopausa é uma fase de alterações no humor, peso e até mesmo no sono - mas a pele madura também não escapa dos reflexos desse período, viu? Depois da última menstruação espontânea, é normal que os hormônios comecem a influenciar na aparência do rosto, provocando o ressecamento mais intenso, aparecimento de rugas profundas e flacidez na face. Quer saber como adaptar o ritual de beleza e cuidados com os produtos certos numa rotina simples? Leia a matéria e descubra como cuidar da pele durante a menopausa!

Por que os problemas de pele se intensificam na menopausa?

Uma vez que a última menstruação costuma acontecer por volta dos 45/50 anos, é normal que os problemas naturais da pele madura fiquem ainda mais intensos do que o esperado. Isso acontece por conta da queda gradativa de hormônios como estrogênio e progesterona - dupla responsável pela produção de elastina e colágeno.

Assim, se as rugas já estavam começando a aparecer, é bem provável que a mudança hormonal interna intensifique ainda mais o aspecto desse e de outros problemas. No entanto, a boa notícia é que cada produto inserido na rotina de cuidados é capaz de amenizar os diferentes sinais aparente na pele do rosto.

Rugas, ressecamento e aspecto flácido podem ser tratados com produtos diferentes

1) Protetor solar: como os raios UV são culpados por acelerar a aparência de rugas e linhas na pele, proteger o rosto do sol é indispensável no período da menopausa - tudo para não agravar a situação. Aqui, vale apostar em fórmulas que unam também os benefícios anti-rugas para conseguir o efeito de proteção + tratamento de uma só vez.

2) Hidratante: tanto para a pele do rosto quanto para a pele do corpo, a hidratação também é outro passo essencial para combater o ressecamento cutâneo causado pelos hormônios. Especialmente se o problema for intenso, não se esqueça de repetir o uso desse produto pelo menos duas vezes ao dia, quando acordar e antes de dormir.

3) Creme anti-rugas: combater os sinais do cansaço na pele merece um tratamento completo e intenso, por isso, vale recorrer aos cremes reparadores! Eles serão os responsáveis pela regulação de melanina no rosto (amenizando as manchas), e também pela correção das rugas por meio dos estímulos à produção de colágeno nas células. 

Dica: procure investir em produtos com niacinamida, LHA e retinol (vitamina A) pois esses são os ativos mais indicados para estimular as células e renovar a pele madura.

4) Máscaras faciais de argila: para intensificar ainda mais o tratamento da pele, as argilas preta e vermelha podem ajudar quanto à luminosidade e renovação do rosto. O segredo é combiná-las no multimasking conforme a necessidade da pele e investir nesse ritual semanal.

5) Água micelar: na hora de limpar o rosto, seja no processo de remover a maquiagem ou apenas retirar as impurezas da pele, é melhor contar com um produto de fórmula mais suave como a água micelar. Isso ajuda a preservar a pele da agressão de produtos mais pesados e, de quebra, garante uma sensação refrescante na medida certa.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!