Beleza Extraordinária

Melasma: saiba como prevenir manchas escuras na pele durante o verão

  • Melasma pode ser evitado com uso diário de filtro solar no rosto e no corpo
Tela cheia
Previous Next
Melasma pode ser evitado com uso diário de filtro solar no rosto e no corpo

Apesar de possuirem um verdadeiro arsenal de produtos de beleza e buscarem sempre soluções para uma beleza ainda mais incrível, alguns problemas de pele ainda passam sem esclarecimento pelo público feminino. É o caso do melasma, aquelas manchinhas amarronzadas que surgem na pele e acometem grande parte das mulheres. Com a chegada do verão no hemisfério sul, a preocupação com o aparecimento das marquinhas deve ser ainda maior, já que os raios solares podem ser grandes vilões para a pele. Para acabar de vez com as dúvidas sobre as manchas, o Beleza Extraordinária separou dicas de como prevenir e reverter o melasma.

Entenda o que é o melasma

Com as temperaturas altas do verão, o programa preferido de muitas pessoas passa a ser frequentar praias e piscinas. Alguns fatores hormonais, assim como a exposição solar excessiva, podem ser as principais causas do aparecimento de manchinhas escuras na pele, batizadas de melasma. "São manchas acastanhadas, planas e lisas, de causa desconhecida, que aparecem em áreas expostas ao sol, principalmente no rosto, mas que também podem acometer outras regiões do corpo", explicou a dermatologista Renata Roxo, diretora da clínica Dermagrupo.

Apesar de também ser visto em homens, o problema é predominante nas mulheres e costuma afetar diversas áreas da face, como testa, maçã do rosto e região acima dos lábios, ou braços e colo, criando manchas com uma tonalidade amarronzadas nos pontos afetados. "Fatores genéticos, raciais, hormonais (tais como uso de anticoncepcionais e outras alterações hormonais), uso de alguns medicamentos e fatores ambientais, como exposição à radiação ultravioleta (sol e lâmpadas artificiais), também podem estar envolvidos no aparecimento do melasma", alertou a especialista.

Filtro solar é maior aliado contra aparecimento de manchas

Entre os muitos benefícios do filtro solar, como prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce, o produto também pode ser um grande aliado na prevenção do melasma. Seja para dias em que a exposição solar será excessiva ou para o dia a dia, é indispensável, para as donas de pele mais clara, aplicar o protetor com um FPS de pelo menos 30 diariamente, principalmente nas regiões mais expostas do corpo, como o rosto e braços. "É fundamental o uso diário de protetores solares potentes. Dê preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio", afirmou a dermatologista Renata Roxo.

Tratamento pode ajudar a diminuir problema

Apesar de não ter cura, já que se trata de uma alteração crônica de hiperpigmentação, o melasma pode ser controlado quando cuidado da maneira ideal. Os tratamentos do problema podem ser feitos com peeling superficiais ou com laser, dependendo da intensidade das manchas, além do uso diário de cremes clareados, que vão ajudar a suavizar as marcas da pele. Contar com ajuda de produtos específicos para o rosto, como bases e BB Cream, também podem ajudar a camuflar o problema e deixar a pele incrível.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial