Beleza Extraordinária

Matizar os cabelos: saiba como é o processo de neutralização da cor

  • A matização é ideal para tirar as luzes amarelas dos cabelos loiros ou reflexos alaranjados dos fios vermelhos
Tela cheia
Previous Next
A matização é ideal para tirar as luzes amarelas dos cabelos loiros ou reflexos alaranjados dos fios vermelhos

Quando se trata de mudar a cor dos cabelos, muitas pessoas têm a ideia de que basta tingir com uma nova cor para se livrar da atual. Porém, o fato é que passar uma nova tinta por cima da cor indesejada pode ser um erro. O colorista Carlo Roman explica que os fios devem passar por um processo chamado matização, que "neutraliza, acrescenta ou intensifica alguma cor para chegar ao tom desejado". A diferença da matização para a coloração comum é o tempo de espera para a tintura agir: "o que leva 40 minutos com uma tinta comum, demora cinco minutos com o tonalizante", esclarece o colorista.

Usado para tirar o amarelado ou reflexos avermelhados

Segundo o colorista, o processo é usado principalmente pelas loiras e ruivas tingidas: "as loiras querem tirar o aspecto amarelado. Já as ruivas querer mudar o tom do cabelo e não conseguem se desfazer dos reflexos vermelhos", conta. Vale ressaltar que para matizar cabelos descoloridos recentemente utiliza-se oxidante de 10 volumes, visto que os cabelos ainda estão com as escamas abertas, o que facilita a ação do produto. Já para tons avermelhados a matização deverá ser feita com uma potência maior, de 20 volumes.

Intensifique luzes antigas

Uma forma de renovar o visual rapidamente é matizar novamente as luzes antigas. Com o passar do tempo, a tintura pode ficar com aparência alaranjada ou amarelada. Depois de matizadas, elas serão neutralizadas com o tom anterior do cabelo. Por isso é importante ter o cuidado de acertar a cor. No caso do loiro amarelado, por exemplo, o reflexo acinzentado irá deixá-lo esverdeado.

Para não correr qualquer risco, peça ajuda a um colorista para fazer uma avaliação da colorimetria dos seus fios, ou seja, um estudo das cores e suas composições, capaz de auxiliar na hora de escolher o tom ideal para a sua pele ou corrigir resultados indesejados.

Invista em tratamentos pré-coloração

Como toda tintura agride os cabelos, antes de pintá-los, é fundamental realizar um tratamento de pré coloração para amenizar os danos. A proteção pré-coloração prepara os fios danificados e protege-os para a nova tintura com tratamento durante o procedimento. Uma das opções acessíveis de proteção é o serum, ele forma uma capa sobre a fibra capilar e proporciona mais brilho aos cabelos após a coloração, seja por tonalizante ou tinta permanente.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!