Beleza Extraordinária

Máscara facial dispensa outros produtos de beleza? Descubra!

  • Descubra se a máscara facial pode ser usada com produtos diários de beleza
Tela cheia
Previous Next
Descubra se a máscara facial pode ser usada com produtos diários de beleza

Na hora de desintoxicar e revitalizar a pele, a máscara facial é uma companheira e tanto para as mulheres que querem turbinar de forma instantânea a aparência. O tratamento chama atenção pela praticidade, já que só ocupa alguns minutos e pode ser feito em casa mesmo, sem precisar recorrer a clínicas de estética ou spa. Hoje, no mercado de beleza, existem máscaras específicas para cada tipo de contratempo, desde as anti-inflamatórias e anti-acnes, passando por máscaras clareadoras e até mesmo aquelas anti-idade. Mas apesar das multifuncionalidades, ela realmente dispensa o uso de outros itens de beleza? Confira as dicas da dermatologista Gabriella Albuquerque e descubra!

Máscara facial não dispensa produtos, mas acrescenta melhorias à pele

Toda máscara facial leva uma concentração de ativos mais alta do que os produtos de uso diário, como tônico, hidratante ou creme anti-rugas, mas de acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, não é preciso deixar estes itens de lado. "A máscara facial deve ser utilizada 1 vez por semana e não substitui o uso dos outros produtos. Acredito que manter a sua rotina de beleza e acrescentar uma máscara facial 1 vez por semana agrega ainda mais para ter uma pele com uma melhor qualidade", indicou a especialista. 

Ainda de acordo com a dermatologista Gabriella, no dia em que for aplicar a máscara, vale começar a rotina de beleza com um sabonete específico para limpar a pele, além de um tônico que vai ajudar a retirar qualquer resíduo da cútis, deixando os poros bem abertos para absorverem a concentração. Ao final, o creme hidratante ou noturno comum também podem ser usados sem problemas.  

Passo a passo da aplicação da máscara facial é o mesmo para todas as finalidades

A máscara pode ser aplicada em qualquer hora do dia, e na opinião da dermatologista, é importante que este tempo livre seja tranquilo e sem interrupções - o que ajuda a acalmar a pele e a estimular os vasos sanguíneos do rosto. "Normalmente recomendo após o banho e antes de deitar. Ela ajuda a revitalizar a pele ressecada por conta da poluição ou ressecada por conta do cansaço natural do dia a dia. Mas nada que a impeça de fazer seu uso durante o dia. O ideal é que seja feita num momento de tranquilidade", indicou.

Para quem ainda tem dúvidas de como aplicar a concentração, a especialista Gabriella Albuquerque explica que o ideal é que a pele esteja um pouco úmida, deixando a textura agir por 10 a 15 minutos - o que vai depender das instruções de cada marca. Depois, é só retirar todo o produto com água corrente.

Dermatologista indica componentes de máscara para cada tipo de pele

Apesar da variedade de tipos de máscara, é importante apostar em ativos que a cútis realmente necessita. "Para peles oleosas eu recomendo máscaras com ação esfoliante, a argila verde atua de forma muito positiva nestes casos. Nas peles maduras eu foco em máscaras que aumentem a produção de colágeno e, nestes casos, o uso de alfa-hidroxiácidos são muito úteis", recomendou Gabriella. Já para as donas de pele seca, é recomendado máscaras que puxem a água para a pele. "Nestes casos, os ativos como dimeticona e óleos são úteis. Ações anti-inflamatórias, como a molécula de alfabisabolol, podem contribuir na pele seca", explicou. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!