Beleza Extraordinária

Máscara de tratamento antes ou depois do condicionador? Descubra a ordem correta da aplicação dos produtos!

  • A ordem dos produtos pode alterar o resultado final da hidratação. Descubra se você está fazendo o tratamento do jeito certo!
Tela cheia
Previous Next
A ordem dos produtos pode alterar o resultado final da hidratação. Descubra se você está fazendo o tratamento do jeito certo!

Reservar um tempo para a hidratação dos cabelos já faz parte da rotina de quem não dispensa os cuidados com os fios. Mas, na hora do tratamento, a ordem correta de aplicação dos produtos pode gerar algumas dúvidas: afinal, o condicionador deve ser aplicado antes ou depois da máscara? Entenda como a ordem pode afetar o resultado e descubra a rotina mais indicada!

Ordem dos produtos de hidratação altera, sim, o resultado 

Que o shampoo é o primeiro passo na rotina capilar, usado na etapa de limpeza, todo mundo sabe, mas o real efeito do condicionador acaba sendo esquecido, causando essa dúvida tão comum nos dias em que os cremes de tratamento entram em ação. Mas o que acontece é o seguinte: como o produto tem a função de selar os fios, ele não pode ser usado antes das máscaras porque as cutículas da fibra capilar precisam estar abertas para que a hidratação consiga, de fato, penetrar nas madeixas. "Quando passamos o shampoo, abrimos as cutículas do fio para o próximo passo, ou seja, o tratamento. A máscara conduz nutrientes para dentro do cabelo, porém o seu papel não é selar as cutículas abertas pelo shampoo. É aí que entra o condicionador", afirma hairstylist Lu Carrilho. 

Além disso, para não gerar dúvidas sobre a ordem, a profissional ainda explica detalhadamente sobre o papel do produto condicionante na hora da lavagem: "Ele cuida da hidratação da parte externa do fio e sela as cutículas, não permitindo que percamos a nutrição que a máscara levou lá pra dentro. Um completa o outro", esclarece.  Por isso, se deseja um melhor resultado com o tratamento, deixe sempre o condicionador por último - a ordem errada provavelmente é o motivo que te impede de ver a diferença que um bom creme pode fazer nas madeixas.

Já se a escolha para a hidratação dos fios for pelas práticas ampolas ou boosters, a recomendação é um pouco diferente: nem antes e nem depois, e sim unindo forças com o produto escolhido. Como a função desses itens é potencializar o poder hidratante das máscaras e condicionadores, a dica é misturar o conteúdo do vidrinho com os demais cremes de tratamento para que, assim, eles entreguem o efeito pretendido. 

Uso do condicionador não é obrigatório

Outra dúvida muito comum é sobre a necessidade do condicionador quando a máscara também faz parte da lavagem dos fios; mas, neste caso, o uso do produto é questão pessoal e varia de cabelo para cabelo. Há quem não abra mão do efeito condicionante por sentir as madeixas ainda mais hidratadas com esse toque final, enquanto outras já sentem o aspecto sedoso apenas com a máscara. Para estas, que dispensam a parte de condicionar nos dias de hidratação, a dica de Lu Carrilho é  retirar o creme de tratamento com água fria para que a cutícula seja devidamente selada: "para quem não usa o condicionador, o ideal é enxaguar o cabelo com água fria, já que ela também tem o poder de fechar a cutícula da fibra capilar. Assim, o trabalho da máscara está garantido!", revela. 

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha