Beleza Extraordinária

Máscara de argila para pele com rosácea: saiba como escolher a mais indicada

  • A argila vermelha é a mais indicada para a pele com rosácea por causa de sua ação purificante (Foto: Instagram @lorealskin)
  • De acordo com dermatologista, vale apostar no produto uma vez por semana para tratar a pele com rosácea (Foto: Instagram @lorealskin)
  • Saiba que argila escolher para cuidar da pele com rosácea! (Foto: Instagram @melodydelafe)
Tela cheia
Previous Next
A argila vermelha é a mais indicada para a pele com rosácea por causa de sua ação purificante (Foto: Instagram @lorealskin)
  • A argila vermelha é a mais indicada para a pele com rosácea por causa de sua ação purificante (Foto: Instagram @lorealskin)
  • De acordo com dermatologista, vale apostar no produto uma vez por semana para tratar a pele com rosácea (Foto: Instagram @lorealskin)
  • Saiba que argila escolher para cuidar da pele com rosácea! (Foto: Instagram @melodydelafe)

A rosácea é uma doença crônica muito comum em mulheres a partir de 30 anos de idade - principalmente, se a pele for clara, sensível e com tendência a oleosidade. Ela começa com uma vermelhidão excessiva em algumas áreas do rosto, mas, se não for tratada da maneira adequada, pode trazer complicações mais sérias para a derme. No tratamento, consultar um dermatologista e usar medicamentos específicos receitados por ele é muito importante para que o quadro não piore; no entanto, além disso, a máscara de argila também aparece como uma boa aliada para turbinar a rotina de beleza em casa. Não sabia disso? Confira a matéria para saber mais detalhes e descubra qual é a versão ideal para esse caso!

Argila com função calmante é a mais indicada para tratar a pele com rosácea 

As máscaras de argila viraram queridinhas na rotina de beleza das mulheres que não dispensam um bom cuidado com a pele. Mas, como ela aparece disponível em várias cores - com cada uma entregando um benefício específico -, pode surgir a dúvida de como escolher a melhor opção. "Cada máscara de argila tem suas propriedades específicas. Então, é importante a pessoa avaliar a própria pele e pensar no que precisa na hora de escolher a sua", explicou a dermatologista Apolonia Sales. 

No caso da pele com rosácea, a dica é apostar nas versões que contem com propriedades calmantes e que ajudem a regular a circulação sanguínea - como é o caso da argila vermelha. "Ela tem uma ação suave que é ótima para as peles mais sensíveis", acrescenta a dermatologista. 

Máscara de argila vermelha também ajuda a eliminar a oleosidade 

Como, na maioria das vezes, a pele com rosácea também apresenta oleosidade, vale destacar que a argila vermelha também ajuda a resolver esse problema. Isso acontece porque sua ação purificante ajuda a absorver a oleosidade da derme, cicatrizando cravos/espinhas e controlando a produção de brilho sem ressecar. 

E não para por aí, viu? Como ajuda a melhorar a circulação, além de evitar a vermelhidão comum à rosácea, também diminui as chances do rosto ficar com manchinhas de acne. 

Dermatologista indica usar o produto uma vez na semana para tratar a rosácea 

Para garantir bons resultados com a máscara de argila e evitar o efeito rebote, é importante usar o produto em uma frequência correta. De acordo com Apolonia Sales, o ideal é fazer uma aplicação semanal: "tudo vai depender de como vai estar a pele. Mas, em média, uma vez por semana é suficiente", esclarece. 

Veja como aplicar o produto: 

1 - Comece limpando bem o rosto. Uma boa opção para a pele com rosácea é a água micelar, que elimina as impurezas sem agredir;

2 - Depois disso, com os dedos ou um pincel, aplique o produto sobre todo o rosto. Evite a área dos olhos e os lábios; 

3 - Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;

4 - Feito isso, enxagüe bem;

5 - Para finalizar, tire o excesso de umidade com uma toalha seca e aplique um creme hidratante. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!