Beleza Extraordinária

Máscara de argila ajuda a tirar espinhas e manchas do rosto? Profissionais explicam os benefícios para a pele

  • O multimasking ajuda a tratar cada problema de pele com a ajuda de uma máscara facial de argila diferente (Foto: Instagram @lorealskin @noamhammer)
  • A combinação de máscaras faciais de argila pode ajudar a controlar os cravos e espinhas (Foto: Juliana Coutinho)
  • A argila verde é uma boa aliada para controlar a oleosidade da pele por conta da sua afinidade com óleo do rosto (Foto: Instagram @lorealskin)
Tela cheia
Previous Next
O multimasking ajuda a tratar cada problema de pele com a ajuda de uma máscara facial de argila diferente (Foto: Instagram @lorealskin @noamhammer)
  • O multimasking ajuda a tratar cada problema de pele com a ajuda de uma máscara facial de argila diferente (Foto: Instagram @lorealskin @noamhammer)
  • A combinação de máscaras faciais de argila pode ajudar a controlar os cravos e espinhas (Foto: Juliana Coutinho)
  • A argila verde é uma boa aliada para controlar a oleosidade da pele por conta da sua afinidade com óleo do rosto (Foto: Instagram @lorealskin)

Máscaras faciais estão super em alta e a lista de benefícios das argilas verde, vermelha e preta é bastante longa - mas será mesmo que esse tratamento cumpre o que promete quando o assunto é acne, pele oleosa e manchinhas no rosto? Chegou a hora de esclarecer as dúvidas!

Saiba como combinar o uso dos diferentes tipos de argila, entenda mais sobre o assunto e, de quebra, anote as dicas de beleza e cuidados para aplicar no ritual de tratamento diário da pele. Continue lendo a matéria e aproveite!

Combinação do uso de argilas diferentes ajuda a tratar cada aspecto das acnes e manchas

É bem verdade que cada uma das máscaras faciais oferece benefícios bem específicos, mas elas também podem se complementar para o combate de um mesmo problema de pele, viu? Segundo a farmacêutica pós-graduada em farmácia industrial Izabella Martorelli, as diferentes argilas se diferenciam pela sua composição. "Elas proporcionam uma grande ação detox e purificante, além de auxiliarem no controle da oleosidade por conta de sua ação secativa", conta a farmacêutica.

Assim, no caso do combate aos cravos, espinhas e manchinhas na pele, por exemplo, é importante entender a importância da argila verde para controlar o nível de oleosidade, da vermelha para esfoliar os poros e revitalizar o rosto, e da preta para iluminar e igualar o tom da pele

Argila verde é uma etapa essencial da rotina das peles oleosas

As máscaras de argila verde são as queridinhas de quem sofre com espinhas e não é por acaso: elas podem ser, de fato, um tratamento bastante eficaz para peles oleosas. "Essa máscara contém diversos minerais e, por isso, nutre a pele, tem ação adstringente e ajuda no controle da oleosidade e cicatrização", explica a dermatologista Juliana Salvini. 

Frequência certa do uso da argila verde: segundo a especialista, pessoas com pele oleosa devem usar as máscaras verdes até três vezes na semana - e ela reforça que uma frequência muito maior pode ressecar demais o rosto, por isso, muito cuidado! "Para peles normais,o indicado é uma vez na semana, já para peles sensíveis e secas, o uso não é tão recomendado".

Argila vermelha ajuda a eliminar marcas e equilibrar a hidratação no rosto

Para fazer o tratamento completo da pele acneica, a argila vermelha também pode se tornar uma grande aliada. O motivo é porque além de trabalhar no controle da oleosidade da pele, ela também promove a esfoliação cutânea suave - que ajuda bastante a amenizar a aparência de manchinhas na superfície do rosto. A limpeza profunda dessa máscara facial, por sinal, também ajuda a hidratar a pele na medida certa, deixando o rosto mais viçoso e revitalizado.

Argila preta uniformiza o tom da pele e amenizar o aspecto de manchas de acne na pele

Por fim, usar uma máscara facial iluminadora à base de argila preta é o toque final para um rosto completamente limpo, desintoxicado e, agora, uniforme! Uma vez que a argila preta oferece funções purificantes e clareadoras, ela é uma boa alternativa para diminuir a aparência das manchinhas causadas pela acne e, de quebra, entrega o nível de luminosidade ideal para a pele, do jeito que o aspecto saudável pede. 

No entanto, é importante reforçar que cuidados mais profundos e amplos podem ser necessários - e tudo vai depender do grau do problema. "Às vezes é preciso um tratamento coadjuvante, algum sabonete, adstringente ou até mesmo ácido. Nos casos mais graves, é melhor procurar um dermatologista e entender melhor o caso", aconselha Juliana.

Redação: Raquel Carletto

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha