Beleza Extraordinária

Máscara de argila: 5 benefícios de incluir o tratamento na rotina de skincare

  • A máscara de argila é um passo que se tornou essencial na rotina de skincare. Conheça os benefícios desse produto para a pele! (Foto: Instagram @yadavillaret)
  • A máscara de argila vermelha tem propriedades renovadoras que uniformizam a pele (Foto: Instagram @tylauren)
  • Peles oleosas se beneficiam da ação purificadora da máscara de argila verde (Foto: Instagram @jackieaina)
  • Com ação desintoxicante, a máscara de argila preta promove o detox e rejuvenescimento da pele (Foto: Instagram @themichelewang)
Tela cheia
Previous Next
A máscara de argila é um passo que se tornou essencial na rotina de skincare. Conheça os benefícios desse produto para a pele! (Foto: Instagram @yadavillaret)
  • A máscara de argila é um passo que se tornou essencial na rotina de skincare. Conheça os benefícios desse produto para a pele! (Foto: Instagram @yadavillaret)
  • A máscara de argila vermelha tem propriedades renovadoras que uniformizam a pele (Foto: Instagram @tylauren)
  • Peles oleosas se beneficiam da ação purificadora da máscara de argila verde (Foto: Instagram @jackieaina)
  • Com ação desintoxicante, a máscara de argila preta promove o detox e rejuvenescimento da pele (Foto: Instagram @themichelewang)

A máscara de argila se tornou item essencial na rotina de quem ama cuidar da pele. E não é para menos: as argilas são produtos naturais ricos em nutrientes, como o magnésio e o ferro, que proporcionam diversos benefícios para a pele do rosto e auxiliam no controle de problemas muito comuns em mulheres de todas as idades. Oleosidade, poros dilatados e falta de elasticidade são alguns exemplos. E o melhor de tudo é que elas são fáceis de encontrar e de aplicar.

Existem diversos tipos de argila, que são identificadas pela cor.  As mais utilizadas no skincare hoje em dia são a argila verde, a argila preta e a argila vermelha. Quer conhecer os benefícios das máscaras de argila para a pele? Confira!

Argila verde ajuda a reduzir e controlar a oleosidade da pele quando usada na rotina de skincare

Rica em silício e zinco, substâncias que auxiliam no controle da produção de óleo, a máscara de argila verde é indicada para quem tem pele oleosa e acneica. Combinados com os outros passos da sua rotina de skincare, esses ingredientes vão purificar a pele e contribuir no combate à oleosidade, mantendo o seu rosto com brilho controlado por mais tempo. Devido a esse efeito de purificação que controla a oleosidade dos poros, a argila verde também auxilia na redução das acnes leves.

Além do silício e do zinco, a argila verde também é rica em diversos minerais de ação antioxidante, adstringente e calmante, que ajudam a diminuir a vermelhidão e o inchaço das espinhas que já tenham se formado no seu rosto. 

 

A máscara de argila vermelha tem ação esfoliante e minimiza os poros dilatados

Uma das principais características da máscara de argila vermelha são suas propriedades renovadoras: a sua ação esfoliante limpa os poros, remove as células mortas e renova a pele. Essa remoção de impurezas auxilia na redução dos poros dilatados, um problema que incomoda muitas mulheres, além de ajudar a minimizar pequenas imperfeições. 

Por esse motivo, a máscara de argila vermelha é muito indicada para peles maduras, que querem uma pele mais viçosa e lisinha. Mas isso não quer dizer que peles mais jovens não podem usar, muito pelo contrário: a esfoliação é uma etapa muito importante na rotina de cuidados com a pele, para remover impurezas e desobstruir os poros. Por isso, a máscara de argila pode (e deve) ser feita por mulheres de todas as idades.

 

Máscara de argila preta proporciona desintoxicação e uniformização da pele 

Indicada para fazer o detox da pele, a máscara de argila preta é uma das queridinhas das apaixonadas por skincare. Essa argila tem carvão ativado na composição, um ativo que tem a capacidade de remover as toxinas causadas pela poluição e pelo estresse. Graças a essa ação desintoxicante, a argila preta clareia e uniformiza o tom da pele, atenuando manchinhas de cravo ou acne.

A ação clareadora da argila preta é parecida com o da argila branca - uma argila muito utilizada por quem quer reduzir manchas na pele. A diferença é que a máscara de argila preta também tem poder rejuvenescedor e auxilia no prevenção de linhas de expressão a longo prazo, unindo vários benefícios em uma máscara só.

 

Máscara de argila vermelha hidrata a pele e estimula a produção de colágeno

Falando em rejuvenescimento, a máscara de argila vermelha ajuda a reter água, o que promove a oxigenação das células da pele, auxiliando na hidratação e na produção de colágeno. Esse benefício é muito importante para as mulheres (e homens) a partir dos 25 anos, uma vez que, após essa idade, o organismo reduz a produção natural de colágeno - que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Com a produção natural de colágeno reduzida, é necessário dar aquela “forcinha” com uma rotina de skincare que inclua esse nutriente, além de alimentação adequada, preferencialmente indicada por um nutricionista.

 

Máscaras de argila na rotina de skincare: como e quais utilizar no dia a dia

Agora que você conhece os benefícios das máscaras de argila, deve estar se perguntando como incluí-las na sua rotina de skincare. Como cada máscara de argila tem funções diferentes, em primeiro lugar é importante conhecer bem o seu tipo de pele e quais as necessidades que ela tem.

Se você tem a pele muito oleosa, pode incluir a máscara de argila verde na sua rotina de duas a três vezes na semana. Mas se o seu maior problema for poros dilatados e pequenas imperfeições, você pode focar no uso da máscara argila vermelha. Devido a ação detox, o uso da máscara de argila preta é recomendado de uma a duas vezes na semana, especialmente nos dias que você passar muito tempo na rua exposta à poluição.

Além disso, você pode fazer o multimasking, uma técnica que consiste em combinar o uso de duas ou três máscaras de argila de uma só vez para alcançar um resultado específico, como o multimasking para preparar a pele para maquiagem ou o multimasking detox. Vale experimentar e conferir o resultado na sua pele!

Redação: Amanda Cardoso 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação