Beleza Extraordinária

Marcos Proença responde: shampoo anti-resíduo tira o efeito da progressiva?

  • Apesar de abrir as escamas da fibra capilar por seu pH, o shampoo antiresíduos não é capaz de anular o efeito da progressiva
Tela cheia
Previous Next
Apesar de abrir as escamas da fibra capilar por seu pH, o shampoo antiresíduos não é capaz de anular o efeito da progressiva

Entre tantas químicas e produtos, os cabelos ficam pesados e costumam ficar mais oleosos que o normal. O shampoo anti-resíduo oferece uma opção de limpeza profunda dos fios que, além de controlar a oleosidade, retira os restos de shampoo, creme, mousse e leave-in que não foram bem enxaguados. Por limpar tão a fundo os fios, este tipo de produto deve ser aplicado com intervalos de 15 dias para que as madeixas não fiquem excessivamente expostas a agressões externas.

Shampoo de limpeza profunda abre as escamas da fibra capilar

Mesmo na lista dos favoritos de muitas mulheres, esse efeito de "limpeza profunda" do anti-resíduo também pode ir contra alguns tratamentos de cabelo feitos para durar alguns meses. Esse produto tem pH neutro, sete, acima das taxas do cabelo que é de cerca de 5,5. Por ser mais alcalino, ele força a abertura das escamas da fibra capilar e durante a lavagem, retira os excessos de dentro da cutícula do fio.

O problema é que junto com a oleosidade e resíduos que não deixam a hidratação ser tão potente porque atrapalham a penetração dos ativos, o shampoo anti-resíduo também expulsa outros elementos que se unem a fibra capilar para dar nova cara ao cabelo. Além da progressiva, que perde o efeito mais rápido, as colorações também são afetadas e duram menos tempo, porque os pigmentos são expulsos dos fios.

Proença: "uma alternativa é substituir o anti-resíduos por um shampoo anti-oleosidade"

Apesar de acelerar o retoque do alisamento, o shampoo de limpeza profunda não transforma o cabelo de uma hora para a outra, porque seu efeito acontece em conjunto com outros elementos, como uma chuveirada quente, que também abre as cutículas do fio. Para quem não deseja se arriscar a perder a progressiva com o shampoo anti-resíduo, o hair expert de L'Oréal Paris e cabelereiro das celebridades, Marcos Proença, conta que é possível obter um bom efeito com outro tipo de produto: "uma alternativa é substituir o anti-resíduos por um shampoo anti oleosidade, pois ele é mais suave. Ainda assim, limite seu uso a uma vez por semana", ensinou o profissional.

Esse shampoo anti oleosidade tem características parecidas com o anti-resíduo.Ele é pouco hidratante e limparetirando os resíduos do cabelo. Em vez de agir na fibra, esse shampoo é mais superficial e retira a oleosidade sem abrir a escama do fio; o que permite um uso mais frequente.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais