Beleza Extraordinária

Marcos Proença responde: desfiar o cabelo pode prejudicar a fibra capilar?

  • Desfiar o cabelo não prejudica os fios e deixa os penteados mais bonitos
Tela cheia
Previous Next
Desfiar o cabelo não prejudica os fios e deixa os penteados mais bonitos

O desfiado dá volume aos cabelos e deixa os penteados com visual mais bonito, mas muitas mulheres têm medo de que o pente acabe prejudicando os fios, quebrando as madeixas, deixando-as emboladas. O cabeleireiro queridinho das estrelas, Marcos Proença, explica que não há o que temer para ir de cabeça no penteado: "para cabelos saudáveis não há nenhum problema. Mas um cabelo que está mais sensibilizado, a dica é apenas ter mais cuidado no momento de desfiar para evitar a formação de nós", ensinou.

Nós no cabelo atrapalham o desfiado e deixam as madeixas ressecadas e sem brilho

Esse emaranhado, que pode atrapalhar o desfiado dos fios mais detonados, acontece porque as madeixas estão frágeis e com as cutículas abertas, deixando os fios com formato de anzol, o que forma os nós. Além do embaraçado, os nós ainda deixam o cabelo sem brilho, propício ao surgimento de pontas duplas e pode até mesmo causar a queda do fio.

Para evitar o problema, é preciso hidratar os cabelos e evitar alguns costumes, como prender os fios muito apertado com presilhas ou escová-los vigorosamente. Mas as donas de cabelos saudáveis também precisam prestar atenção no modo de fazer o desfiado. Para não danificar a fibra capilar, desfie os fios de forma delicada com pente fino para evitar arrepiados ou partidos.

Depois do penteado: aprenda a retirar o desfiado dos fios

O momento mais temido é o de desfazer o desfiado. Para evitar que o cabelo termine embaraçado ou quebrado, o processo precisa ser feito lentamente. Primeiro, lave o cabelo com o shampoo, tentando soltar ao máximo os fios de forma delicada, já que eles podem estar unidos com o finalizador. Passe para o condicionador e desembarace levemente os fios com os dedos. Aproveite esse momento para espalhar o produto pelas mechas, o que garantirá maior absorção pela fibra capilar, combatendo o possível ressecado de finalizadores, como o spray.

Uma opção durante o processo de lavar os cabelos é trocar o condicionador por uma máscara de hidratação, que tratará os fios enquanto desembaraça as mechas mais rebeldes. Enxágue bem e com os cabelos ainda úmidos, use um finalizador em mousse ou leave-in, que ajudará a exterminar os possíveis restos do penteado com a ajuda de um pente. Desse jeito, as madeixas estarão prontas para outra, sem quebra ou dano à fibra capilar.

Marcos Proença
Expert L'Oréal Paris
Instagram - @blogdopro
www.marcosproenca.com.br

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação