Beleza Extraordinária

Marcos Proença responde: como retirar o acúmulo de resíduos de produtos dos cabelos?

  • Os cabelos podem acumular resíduos que deixam os fios opacos e sem vida. Para resolver o problema, Marcos Proença aconselha o uso de shampoo de limpeza profunda
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos podem acumular resíduos que deixam os fios opacos e sem vida. Para resolver o problema, Marcos Proença aconselha o uso de shampoo de limpeza profunda

As mulheres não abrem mão de procurar o melhor shampoo, condicionador, finalizador e creme hidratante, experimentando vários tipos com efeitos diferentes ao longo da vida. O que poucas sabem é que de nada adianta tantos produtos se os cabelos não forem limpos corretamente. Entre o uso de cosméticos inadequadamente e outros agentes externos, como poluição e poeira, o cabelo pode acumular resíduos, ficar opaco e sem vida. O Beleza Extraordinária procurou o expert da L'Oréal Paris e hairstylist queridinho das celebridades, Marcos Proença, para descobrir como reverter o excesso de resíduos nos cabelos.

"A dica geral é apostar no uso de shampoos antirresíduos"

Para Proença, esse acúmulo acontece principalmente pelo excesso de cosméticos sem enxágue ou que não foram retirados de forma correta dos fios. "O cabelo que começa a ficar muito opaco e levemente ressecado nas pontas pode estar sofrendo com o acúmulo de resíduos de produtos sem enxágue como leave-ins e séruns ou o enxágue do condicionador e máscara não está sendo realizado da forma adequada", explicou o profissional. Proença ensina uma dica preciosa para resolver o problema: "a dica geral é apostar no uso de shampoos antirresíduos uma vez por semana ou a cada 15 dias. Muita atenção se você possui outros tipos de química como colorações em tons avermelhados e processos químicos de relaxamento, por exemplo. Em alguns casos, o shampoo antirresíduos pode ser demais e se você tem dúvidas, consulte um bom cabeleireiro para que ele indique um bom shampoo adstringente que não atrapalhe o desempenho da química".

Por que antirresíduos ajudam a resolver o acúmulo de produto nos fios?

O shampoo de limpeza profunda é mais potente que os outros produtos porque tem ativos que penetram na fibra do cabelo para retirar os resíduos no fio ao mesmo tempo em que possui o pH neutro, que não interfere nas cutículas como os shampoos normais e, portanto, não estraga as madeixas com sua formulação forte. Como o objetivo do shampoo é retirar o excesso de produtos dos fios, ele também tira colorações e alisamentos, como explicou Marcos Proença, e deve ser usado com cuidado por quem tem química nos fios.

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?