Beleza Extraordinária

Maquiagem na praia? Descubra quais os produtos ideais para quem não abre mão da maquiagem no verão

  • Confira dicas e produtos para quem não abre mão de maquiagem na praia
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas e produtos para quem não abre mão de maquiagem na praia

Maquiagem e praia podem parecer dois opostos que não combinam de jeito nenhum. De um lado, o calor que faz qualquer uma derreter embaixo do sol. Do outro, aquela vontade de investir em uma produção natural, mas, ao mesmo tempo, dar adeus às imperfeições, manchas e outros defeitinhos que toda mulher adora esconder. Para curtir os dias de verão no mar ou na piscina não é preciso abrir mão de uma produção um pouquinho mais elaborada. Quando usada com bom senso e de maneira adequada, a maquiagem também pode ser a escolha certa para os dias ensolarados da estação mais quente do ano.

Porém, é preciso ficar em alerta para que o uso da maquiagem não prejudique a textura da pele. Como no verão as temperaturas costumam atingir valores máximos, alguns problemas como obstrução dos poros, alergias e manchas tendem a aumentar - e o uso incorreto dos cosméticos pode agravar ainda mais a situação. "O grande problema do uso de cosméticos e exposição solar é que o sol potencializa muito as reações alérgicas do nosso corpo. Assim, caso tenhamos alergia a algum produto, esta reação será mais intensa", explica a dermatologista Gabriella Corrêa de Albuquerque.

Maquiagem para a praia: menos é mais

Antes de mais nada, não custa lembrar que um visual carregado não combinada em nada com a descontração dos dias de praia. Em um local onde reina a espontaneidade e relaxamento, investir em incontáveis camadas de sombra, pós, blushes e batons pode não ser a melhor escolha a se fazer. A proposta da maquiagem de verão é realçar a naturalidade dos looks praianos com os produtos certos e, no máximo cobrir uma imperfeição ou outra, valorizando a beleza natural de cada mulher. Além do mais, as chances dos produtos escorrerem (se aplicados em maior quantidade) é grande e, com a transpiração provocada pelo sol, pode se tornar ainda mais desastroso na produção.

Maquiagem com FPS pode substituir o filtro solar?

Usar maquiagem na praia não significa abandonar o filtro solar. Muito pelo contrário: a proteção aos raios de sol deve ser ainda mais eficaz quando se está usando cosméticos com tintura para evitar a formação (ou intensificação) de manchas na pele. Atualmente, já existem no mercado diversas maquiagens que possuem proteção solar em sua composição. Produtos com FPS maior que 30 podem substituir o filtro solar, mas a melhor alternativa para passar o verão sem preocupações é investir em filtros solares com tonalizantes que, além de possuírem cores que disfarçam imperfeições da pele, deixam a cútis mais leve e fresca (vale lembrar que ambos necessitam de reaplicação a cada 3 horas ou sempre que se der um mergulho no mar). Usar a base por cima do filtro solar ou vice-versa pode dar o indesejável aspecto engordurado à pele, além de obstruir os poros e induzir a formação da acne.

A dica de produtos com filtro solar também vale para os lábios. É fácil encontrar gloss labiais que hidratam, protegem a área dos raios nocivos de sol e, ainda por cima, dão uma corzinha à boca.

Produtos livres de óleo para o verão

Para eliminar as chances de ver o rosto encher-se de cravos e espinhas durante o verão, invista em produtos oil-free, que já são antigos conhecidos das mulheres de pele oleosa. Cosméticos livres de óleo em sua composição, com uma cobertura mais seca e uniforme, podem ser uma ótima alternativa para evitar o acúmulo de oleosidade e consequente entupimento dos poros. "Dependendo do tipo de pele, cada tipo de produto terá sua utilidade. Opto pelos cremes para as peles mais secas e danificadas pelo sol e o pó para as peles mais oleosas", explica Gabriella. Um bom preparador de maquiagem também pode ser ótimo para uniformizar as irregularidades da pele e dar um toque aveludado ao rosto. Porém, se mesmo com todos esses cuidados a oleosidade não der trégua, a solução pode estar na aplicação de uma fina camada de pó translúcido no rosto, apenas para tirar o incômodo brilho que teima em aparecer nessa época do ano.

Evite sombras, delineadores e blush em dias ensolarados

Nada de blush: assuma a o tonzinho corado de sol que as bochechas ganham nessa época do ano e aposente o produto da sua necessáire, assim você não corre o risco de manchar o bronzeado já adquirido e acabar com reações alérgicas no rosto (já que, por causa do bronzeado, a região fica bem mais sensível). Também é indicado que as sombras, delineadores e iluminadores fiquem de fora da maquiagem para dias ensolarados.

Produtos à prova d'água estão liberados

A máscara de cílios à prova d'água está liberada. Já que sombras e delineadores devem ser evitados, invista em algumas camadas do produto para conseguir um olhar bonito e expressivo. Máscaras pretas, marrons e transparentes abrem o olhar sem pesar o visual e duram mais, pois também resistem ao suor.

Se o desejo é chamar atenção, invista em um gloss brilhante, que reflita luz, eles dão luminosidade e glamour aos lábios. Mas se a intenção é pisar na areia com discrição, prefira batons nude ou rosinhas bem claros e delicados.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação