Beleza Extraordinária

Mapa do rosto: entenda o que as imperfeições em cada região querem dizer

  • Entenda o que a acne adulta nas diferentes regiões do rosto significa e saiba como tratar cada problema
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que a acne adulta nas diferentes regiões do rosto significa e saiba como tratar cada problema

É um fato: a pele é diretamente afetada por vários fatores, tanto internos quanto externos. Oleosa, seca, mista ou normal - não importa qual seja o seu tipo, sempre aparece aquela espinha teimosa bem antes de um evento importante. A causa destas imperfeições, especialmente na idade adulta, é bem mais complexa do que se pode pensar, e, de acordo com a região do rosto em que aparece, é indicativa de problemas internos. Entenda a origem da sua acne adulta!

Queixo

Na idade adulta, as mulheres costumam se queixar de acne frequente na região do queixo e maxilar. Isto se deve às várias alterações hormonais que acontecem no organismo feminino, mas ainda por problemas ginecológicos e também renais. As mulheres que costumam ter espinhas na região dos lábios, podem atribuir o problema a fatores externos como comidas muito condimentadas ou mesmo certas pastas de dente, mas a prisão de ventre também se denuncia desta forma. 

Testa

Já quem tem mais imperfeições do tipo na testa pode sofrer com problemas digestivos ou de fígado. No entanto, fatores como estresse, ansiedade e até falta de sono também podem causar acne pontual nesta região, e uma outra coisa que deve ter em atenção é a qualidade da sua dieta. 

Nariz

Especialmente no inverno ou épocas mais frias, é comum aparecerem algumas espinhas na área do nariz. Isto pode se dever à má circulação sanguínea, mas questões como uma alimentação desiquilibrada, indigestão, sensação de inchaço e prisão de ventre também podem estar causando estas pequenas imperfeições.

Bochechas

Um pouco mais evidentes e não tão comuns, são as espinhas que surgem nas bochechas. Como esta região costuma ser um pouco mais seca, não cria erupções sebáceas com tanta frequência, e o problema pode surgir de fora, como por exemplo das bactérias do celular ou fronha de almofada. No entanto, uma alimentação demasiado pesada também pode estar causando o problema, e ainda condições pulmonares ou de fígado. 

Têmporas

Na região das têmporas e sobrancelhas, a acne mais comum é o cístico. Ela acontece também pela má circulação sanguínea e problemas de bexiga, causados por uma alimentação rica em gorduras saturadas e produtos processados, ou ainda, pelo consumo de álcool em excesso. 

Rotina de beleza regrada pode evitar as erupções

Embora este tipo de imperfeição surja devido a problemas internos que devem ser aderessados junto a um médico, é importante lembrar que um cuidado da pele adequado e consistente pode prevenir muito do inconveniente. Limpar o rosto com um produto adequado de manhã e à noite e hidratar de acordo com o seu tipo de pele é crucial, e vale ainda fazer uma esfoliação semanal para remover as impurezas do dia a dia de forma mais profunda.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais