Beleza Extraordinária

Manual dos primeiros cabelos brancos: descubra o que são, como cuidar e como disfarçar os fios grisalhos

  • Descubra o que fazer quando surgem os primeiros cabelos brancos, o que eles são e como se formam (Foto: Shutterstock)
  • Manual dos primeiros cabelos brancos: Descubra tudo sobre os grisalhos (Foto: Pixelformula)
  • Para colorir os fios brancos de uma maneira mais permanete, prefira as colorações de numeração .0 (Foto: Pixelformula)
  • Os primeiros fios brancos surgem por diversos fatores, entre eles o hereditário e a falta de vitaminas (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que fazer quando surgem os primeiros cabelos brancos, o que eles são e como se formam (Foto: Shutterstock)
  • Descubra o que fazer quando surgem os primeiros cabelos brancos, o que eles são e como se formam (Foto: Shutterstock)
  • Manual dos primeiros cabelos brancos: Descubra tudo sobre os grisalhos (Foto: Pixelformula)
  • Para colorir os fios brancos de uma maneira mais permanete, prefira as colorações de numeração .0 (Foto: Pixelformula)
  • Os primeiros fios brancos surgem por diversos fatores, entre eles o hereditário e a falta de vitaminas (Foto: Pixelformula)

Mais cedo ou mais tarde, todas passam por isso: o aparecimento dos primeiros cabelos brancos é inevitável. Charmosos para algumas e indiferentes para outras, eles podem incomodar as mulheres e fazê-las até mesmo arrancarem os fios! Descubra o que são os cabelos brancos, porque eles se aparecem e como cuidar dos grisalhos. Confira os detalhes!

O que são os cabelos brancos?

Um cabelo branco é uma fibra capilar que perdeu toda ou grande parte dos seus pigmentos por conta do processo natural de envelhecimento. Estes fios geralmente possuem as cutículas mais abertas, o que faz com que percam nutrientes e outros componentes com mais facilidade, sendo por isso mais secos, ásperos e frágeis que os jovens. 

O que causa o aparecimento dos fios brancos?

Depois dos trinta anos - até mesmo antes desta idade, dependendo de fatores genéticos - é comum começarem a aparecer os primeiros fios brancos, cujo volume só tende a aumentar até o fim da vida. No entanto, algumas pessoas apresentam estes fios precocemente, ou de uma forma muito repentina. Nesses casos, o seu aparecimento pode se dever a:

- Genética: Na maioria dos casos, cabelos brancos precoces são hereditários. Se os seus pais apresentaram fios grisalhos muito cedo, é muito provável que você também os desenvolva antes do tempo. 

- Estresse e traumas: Recentemente, verificou-se que o estresse e os choques emocionais podem causar o aparecimento abrupto de cabelos brancos, no entanto, ainda não se conhecem os motivos exatos. Uma das teorias explica que a defesa contra os radicais livres, que removem os pigmentos do cabelo, diminui durante estes períodos.

- Desequilíbrios hormonais: Outra das causas mais conhecidas para o aparecimento precoce ou de volume abrupto de cabelos brancos são os desequilíbrios hormonais, como diabetes ou distúrbios de tireoide. 

- Deficiência de vitaminas: A falta de determinadas vitaminas, particularmente a B12, pode causar anemia, o que consequentemente prejudica a circulação sanguínea nos folículos capilares, causando o seu envelhecimento precoce.

Faz mal arrancar os primeiros cabelos brancos?

Ao arrancar um cabelo branco, com certeza não crescerão outros dez no seu lugar, como diz o mito. No entanto, ele também não vai nascer com a cor original, como muitas ainda acreditam, e a remoção constante do fio pode destruir o folículo, impossibilitando-o de produzir cabelo. Para disfarçar o problema de forma indolor, o ideal é colorir os fios grisalhos.

Como cuidar do cabelo grisalho:

Assim que aparecem os primeiros cabelos brancos, é importante atualizar a rotina de cuidados capilares. Por serem mais sensíveis e porosos, os fios grisalhos precisam de uma linha de shampoo e condicionador fortificante, enriquecida com arginina para melhorar a sua porosidade. Além disso, é muito importante redobrar a hidratação, já que estes cabelos tendem a ser muito mais secos e frisados. 

Quais os melhores tons de coloração para disfarçá-los?

Para disfarçar os cabelos brancos, o melhor mesmo é colori-los com colorações permanentes, já que penetram na fibra capilar garantindo um visual duradouro. Aposte também nas fórmulas base, que são as que possuem final zero na sua numeração (ex.: 7.0, 8.0) e que realmente são absorvidas pelas madeixas grisalhas, ao contrário das fórmulas com reflexos, isto é, com números diferentes de zero na frente do algarismo base. Os tons intensos cobrem melhor os cabelos grisalhos, por conta da forte pigmentação, mas todas as cores estão liberadas para dar conta do recado. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais