Beleza Extraordinária

Mania de contrair as sobrancelhas ou a testa? Saiba como evitar as marcas de expressão criadas por movimentos repetidos

  • Ações a curto e longo prazo podem ajudar a evitar e disfarçar as marcas de expressão por movimentos repetidos
Tela cheia
Previous Next
Ações a curto e longo prazo podem ajudar a evitar e disfarçar as marcas de expressão por movimentos repetidos

O envelhecimento da pele já é um conhecido vilão das rugas faciais, porém outros hábitos comuns do dia a dia também podem acentuar as marcas de expressão na pele, como franzir a testa, contrair as sobrancelhas ou enrugar o nariz. "A musculatura facial é dinâmica. Sabemos que a repetição exagerada de um movimento pode levar a uma determinada ruga", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da sociedade brasileira de dermatologia. Mas assim como as ações do tempo, as linhas causadas pelas manias podem ser evitadas e disfarçadas com algumas dicas simples e fáceis.

Botox pode ser usado para prevenir o aparecimento de rugas

Seja por franzir os músculos da testa ao falar, enrugar a ponte do nariz e forçar os olhos ao sorrir, ou até mesmo contrair as sobrancelhas quando está concentrada, as manias de movimentação facial raramente conseguem ser evitadas, já que é uma ação quase automática do corpo. "É muito difícil controlar este hábito, por ser tão usual, a pessoa não consegue reduzir este excesso de uso na musculatura. Por exemplo, digamos que eu solicite a uma paciente que pare de franzir tanto a testa quando está concentrada - isto é quase impossível", confirmou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

A melhor forma de contornar o problema é contar com a ajuda de aplicação de toxina botulínica - o conhecido botox. Mas engana-se quem pensa que precisa esperar a idade avançar e as rugas estarem bem aparentes para recorrer ao tratamento no consultório. A especialista Gabriella Albuquerque garante que o ideal é usar o botox como forma de prevenção, logo assim que percebe-se as primeiras marcas de expressão se formando no rosto. "Observo que algumas pacientes conseguem reduzir esta prática apenas após a 2 ou 3 sessão de toxina botulínica. Como a musculatura fica paralisada por algum tempo, fica mais fácil de controlar este fato", afirmou. A aplicação do botox pode começar a ser iniciada nas mulheres da faixa dos 30 anos, quando as primeiras marquinhas de expressão começam a dar o ar de sua graça. Desta forma, o efeito com o passar dos anos será mais natural e suave e os movimentos repetidos são mais facilmente evitados.

Maquiagem específica ajuda a suavizar as linhas do rosto

Aquelas que começaram a se incomodar com as marcas de expressão formadas por esses movimentos repetidos, mas que ainda não querem recorrer ao uso do botox, podem optar por maquiagens específicas para preenchimento da pele. Servindo como um primer, os produtos devem ser usados antes do passo a passo comum de maquiagem e ajudam preencher os vincos do rosto em poucos segundos, garantindo uma pele muito mais lisa e firme.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação