Beleza Extraordinária

Manchas vermelhas no rosto: o que pode ser e como tratar? Saiba mais sobre os cuidados na matéria

  • Saiba o que significa cada tipo de mancha e entenda como fazer o diagnóstico certo (Foto: Instagram @ijeomakola)
  • Veja as dicas da especialista Juliana Jordão para saber o que significam as manchas vermelhas no rosto (Foto: Instagram @racquelnatasha)
  • O uso da argila vermelha ajuda a suavizar a pele e amenizar alguns tipo de manchas vermelhas no rosto (Foto: Instagram @marinaromerom)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que significa cada tipo de mancha e entenda como fazer o diagnóstico certo (Foto: Instagram @ijeomakola)
  • Saiba o que significa cada tipo de mancha e entenda como fazer o diagnóstico certo (Foto: Instagram @ijeomakola)
  • Veja as dicas da especialista Juliana Jordão para saber o que significam as manchas vermelhas no rosto (Foto: Instagram @racquelnatasha)
  • O uso da argila vermelha ajuda a suavizar a pele e amenizar alguns tipo de manchas vermelhas no rosto (Foto: Instagram @marinaromerom)

Você sabe o que são manchas vermelhas na pele? Para descobrir, o primeiro passo é analisar bem de pertinho: se elas coçam, doem, se espalham, desaparecem... tudo conta como pista para saber se a vermelhidão é sinal de calor, frio, dermatite ou até pitiríase rósea.

Quer uma ajuda para saber o que pode ser a sua? Então veja algumas dicas da dermatologista Juliana Jordão e aproveite para saber como tratar a pele com manchinhas avermelhadas! 

O que são as manchas vermelhas que não coçam? 

"De todas as possibilidades, as que mais devem chamar atenção em lesões vermelhas que não coçam, são aquelas que se parecem com feridas, mesmo que pequenas, e que não cicatrizam", alerta Juliana.

Segundo ela, esse pode ser um alerta para o câncer de pele, causado pela exposição solar sem proteção adequada - e que muitas vezes começa em pequenas manchas parecidas com machucados e espinhas que não secam. 

De todo jeito, a dermatologista explica que manchas avermelhadas que não causam coceira são comuns a vários outros diagnósticos, como sífilis, pitiríase rósea - comum em períodos de estresse - ou até mesmo hanseníase - caso sejam persistentes e tenham alteração de sensibilidade (para dor ou temperatura, por exemplo). Em qualquer desses casos, a indicação é procurar um dermatologista para avaliar melhor as suas manchinhas. 

O que são as manchas vermelhas que coçam e se espalham pelo rosto?

Uma publicação compartilhada por NOOR (@nnoorxo) em

Quando as manchinhas vermelhas se espalham no rosto, Juliana explica que o mais comum é que elas sejam lesões de dermatite, especialmente a dermatite atópica e a dermatite de contato.

"Ambas são por reação alérgica e em geral levam à coceira e descamação", conta a dermatologista. Aqui, Juliana ainda reforça que o uso do creme hidratante facial é fundamental para amenizar o problema, mas outras medicações também podem ser necessárias.

"No caso da dermatite de contato, muito comum em pálpebras, principalmente, um teste de contato alérgico é importante para o diagnóstico e afastamento do agente causador do problema", reforça.

O que significam as manchas vermelhas que desaparecem com o tempo?

Pontinhos vermelhos aparecem no seu rosto depois de malhar, correr ou se expor ao sol? "Isso significa que houve um processo inflamatório, que naturalmente resulta em vermelhidão pela dilatação dos vasos e liberação de substâncias pro-inflamatórias", detalha a especialista. 

Nesses casos, a mancha vermelha desaparece com o tempo porque as reações param de acontecer logo ao final da atividade. Ainda assim, se quiser acalmar a pele e suavizar o rosto, a dica é limpar bem a pele com água micelar e apostar na máscara de argila vermelha no ritual de beleza.

Procure um dermatologista para fazer o diagnóstico preciso do seu caso

Mesmo que as dicas ajudem a identificar possíveis problemas, nada substitui a visita ao dermatologista, ok? Só ele vai saber exatamente a causa por trás da manchinha!

"Manchas vermelhas são comuns a diversos diagnósticos na dermatologia. A vermelhidão é apenas uma das características que avaliamos em uma lesão para definição de um diagnóstico", esclarece Juliana. Para evitar confusões, procure o especialista!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais