Beleza Extraordinária

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser e como cuidar?

  • Conheça as principais causas para as manchas vermelhas na pele (Foto: Instagram @christinanadin)
Tela cheia
Previous Next
Conheça as principais causas para as manchas vermelhas na pele (Foto: Instagram @christinanadin)

Quando se fala sobre cuidados com a pele, não dá pra negar: a pele lisinha é o objetivo da maioria das mulheres. Mas, além da indesejada acne, outros fatores também podem atrapalhar na conquista da pele perfeita. As manchas vermelhas no rosto, por exemplo, são um problema bastante comum - mas nem sempre as pessoas sabem como tratar.

Podem existir explicações bem diferentes para as manchas vermelhas na pele, por isso nem sempre os cuidados vão ser os mesmos. Quer saber por que essas manchinhas surgem e o que fazer para tratá-las e conquistar aquela pele lisinha? Confira algumas das principais causas.

O que pode estar causando as manchas vermelhas?

Não dá para determinar uma única causa para as manchinhas na pele. Elas podem ter vários motivos para surgir - alguns mais simples de tratar e outros mais complexos. O mais comum são as alergias: você pode ter comido algo que provocou uma reação ou teve contato com animais, produtos ou plantas que causaram a alergia, deixando as manchas vermelhas.

Além disso, o eczema é outra causa bastante frequente para as manchinhas, principalmente em crianças e idosos. Ele causa coceira e inflamação na pele e surgem manchas parecidas com bolhas. As manchas vermelhas também podem ser provocadas por micoses e, nesses casos, a coceira é um sintoma comum.

Várias doenças também podem provocar as manchas na pele, sejam virais ou autoimunes. O lúpus, por exemplo, é uma doença autoimune que muitas vezes causa manchas avermelhadas pelo corpo. Doenças contagiosas, como o zika vírus e a rubéola, são outra causa comum das manchinhas e geralmente vêm acompanhadas de coceira.

Como tratar as manchas vermelhas na pele?

Como as causas para as manchas podem ser muito diferentes, é importante descobrir o motivo que provocou o surgimento delas antes de decidir a melhor forma de tratá-las. O ideal é procurar um dermatologista que vai determinar a causa das manchas e, se necessário, te encaminhar para o médico especialista.

Na maior parte dos casos, o remédio usado para tratar a doença também servirá para eliminar as manchinhas. Por isso, antes de usar qualquer produto diretamente sobre elas - seja um hidratante, pomada ou cremes clareadores - consulte seu dermatologista. Também evite coçar as manchas ou estourar as bolhas, já que isso pode causar marcas permanentes.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais