Beleza Extraordinária

Manchas roxas na pele: o que pode ser? Veja as principais causas relacionadas e como tratar o problema em cada situação

  • Descubra o que pode causar manchas roxas na pele (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que pode causar manchas roxas na pele (Foto: Instagram @freshlengths)

Quem costuma fazer skincare sabe que manchas na pele podem ser um sinal de alerta indicando algum problema, certo? A questão é que nem todo tipo de mancha é igual - e a cor delas pode indicar o que está acontecendo com o seu corpo. Por exemplo, você sabe o que significam as manchas roxas na pele?

Para te ajudar a lidar com as manchinhas roxas, separamos as principais causas do problema, como evitar e até algumas formas de acabar com elas. Confira essas dicas para entender o que pode estar provocando as manchas roxas na pele

Pancadas e quedas são as causas mais comuns para roxos na pele

As manchas roxas, geralmente, são provocadas por um sangramento que acontece abaixo da pele. Por isso, suas causas mais comuns são as pancadas e quedas, que podem fazer os vasos sanguíneos mais finos se romperem. 

O que fazer: colocar gelo no local logo após a pancada pode ajudar o corpo a reabsorver o sangue mais rapidamente. Fora isso, é só esperar a mancha roxa sumir e manter os cuidados com a pele

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marta Oria (@martaoria) em

Fragilidade capilar faz os vasos romperem com facilidade

A fragilidade capilar é outra causa comum para as manchas roxas. Ela faz com que os vasos sanguíneos capilares se rompam espontaneamente, provocando os roxos na pele. A fragilidade pode ser causada pelo envelhecimento, por doenças ou pela falta de vitamina C.

O que fazer: os roxos provocados pela fragilidade capilar costumam desaparecer naturalmente, mas ingerir vitamina C ajuda a repor o colágeno e recuperar o vaso mais rapidamente. 

Problemas na coagulação do sangue podem causar manchas

Pessoas que têm problemas de coagulação do sangue também podem ter manchas roxas na pele com frequência. É o caso de doenças genéticas, como a hemofilia ou trombocitopenias hereditárias. 

O que fazer: é fundamental se consultar com o seu médico para determinar o melhor tratamento, que pode incluir o uso de um medicamento ou até a transfusão de plaquetas. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CHARLY JORDAN (@charlyjordan) em

O uso de alguns remédios pode provocar manchas roxas

Alguns tipos de medicações também podem ser a causa dos roxos na pele. Os remédios podem influenciar na capacidade de coagulação ou na ação das plaquetas, facilitando o surgimento de manchas roxas. 

O que fazer: se ficar constatado que as manchas roxas são causadas pelo uso de algum remédio, o seu médico pode recomendar a interrupção do tratamento ou substituição por outra medicação. 

Algumas doenças também pode ser a causa das manchas

Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.

O que fazer: dependendo da doença, o cuidado com as manchas pode variar. Em alguns casos, tratar a doença pode fazer os roxos desaparecerem. Em outros, pode ser necessário filtrar o sangue ou mesmo fazer transfusão de plaquetas.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais