Beleza Extraordinária

Manchas no rosto: saiba os cuidados ideais para combater a super produção de melanina na pele negra

  • Entenda porque a pele negra é mais propensa à formação de manchas (Foto: Shutterstock)
  • Cremes clareadores e protetor solar são algumas das dicas da dermatologista para evitar as manchas em pele negra (Foto: Shutterstock)
  • Saiba qual a melhor forma de tratar as manchas em quem tem pele negra (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Entenda porque a pele negra é mais propensa à formação de manchas (Foto: Shutterstock)
  • Entenda porque a pele negra é mais propensa à formação de manchas (Foto: Shutterstock)
  • Cremes clareadores e protetor solar são algumas das dicas da dermatologista para evitar as manchas em pele negra (Foto: Shutterstock)
  • Saiba qual a melhor forma de tratar as manchas em quem tem pele negra (Foto: Shutterstock)

A pele negra necessita de uma rotina de cuidados específicos para se manter saudável, bonita e uniforme, já que devido à maior concentração de melanina, ela é mais propensa ao aparecimento de manchas. Para esclarecer quais são os cuidados ideais para combater a hiperpigmentação na pele mais escura, a dermatologista Tatiana Costa elencou os melhores e piores cuidados e tratamentos. Confira!

Entenda porque a pele negra é mais propensa ao aparecimento de manchas

Muitas vezes, a pele negra é considerada privilegiada, por ter uma alta concentração de colágeno e melanina - que contribui para que ela seja mais resistente aos danos do sol e da ação dos radicais livres. No entanto, esses mesmos fatores também são a causa do aparecimento de manchas, segundo a explicação da Dra. Tatiana. "Devido à grande quantidade de melanina, esse tipo de pele pode sofrer com a hiperpigmentação e acabar desenvolvendo manchas, em alguns casos melasma, e até mesmo se tornar mais sensível a procedimentos estéticos”, declara a entrevistada.

Descubra quais são os cuidados para evitar manchas na pele negra

A dermatologista ressaltou que antes de comprar o protetor solar ou creme hidratante, é importante fazer uma consulta com o dermatologista para que ele possa identificar o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista) e indicar produtos específicos. "É imprescindível usar o protetor solar diariamente com o FPS de no mínimo 30, de preferência específico para o seu tipo de pele. Além disso, produtos compostos de vitamina C ajudam a combater o aparecimento de manchas escuras. Há também a opção de fazer um tratamento com laser fracionado, mas isso é válido apenas sob recomendação médica", ressalta Tatiana.

Veja as dicas da dermatologista para cuidar de manchas já existentes

Se você tem a pele negra e sofre com manchas, a dermatologista Tatiana Costa indicou algumas opções de tratamento. "Gosto de ressaltar que antes de fazer qualquer procedimento é importante conversar com seu dermatologista de confiança para saber qual é o melhor tipo de tratamento para o seu caso. Porém os tratamentos mais comuns para cuidar de manchas já existentes é o laser fracionado, que clareia as manchas e melhora a textura da pele e também o ultrassom especial para cuidar da firmeza da pele”, finaliza a especialista.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais