Beleza Extraordinária

Mancha branca no rosto: saiba o que pode ser e descubra a importância de usar filtro solar

  • Para ficar com a pele livre das manchas brancas, o primeiro passo deve ser procurar um dermatologista (Foto: Shutterstock)
  • O cuidado diário de aplicar protetor é indispensável para exibir uma pele com tom uniforme, livre de manchas brancas (Foto: Shutterstock)
  • Identificou alguma mancha branca no rosto? Confira a matéria para saber o que pode ser! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Para ficar com a pele livre das manchas brancas, o primeiro passo deve ser procurar um dermatologista (Foto: Shutterstock)
  • Para ficar com a pele livre das manchas brancas, o primeiro passo deve ser procurar um dermatologista (Foto: Shutterstock)
  • O cuidado diário de aplicar protetor é indispensável para exibir uma pele com tom uniforme, livre de manchas brancas (Foto: Shutterstock)
  • Identificou alguma mancha branca no rosto? Confira a matéria para saber o que pode ser! (Foto: Shutterstock)

Você já percebeu alguma mancha branca no seu rosto? Então, precisa consultar já um dermatologista para descobrir sua causa! Mais que um incômodo estético, essas marcas esbranquiçadas podem estar até sinalizando problemas de saúde mais sérios, como a Hanseníase. Porém, em muitos casos, a exposição solar excessiva pode ser o desencadeador do problema - e, por isso, o uso diário de protetor solar é indispensável para manter a derme com um tom uniforme. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Dermatologista precisa ser consultado para identificar a causa das manchas brancas

Não é difícil encontrar quem já tenha reparado numa mancha branca no rosto. Mas, embora sejam comuns e pareçam inofensivas, quando são identificadas, indicam que algum problema está acontecendo!

Esse tipo de mancha pode indicar problemas sérios de saúde - como Hanseníase e Vitiligo, por exemplo; ser um reflexo do chamado "pano branco", que é ocasionado por fungos; ou, ainda, ser causada por cicatriz de acne ou exposição solar excessiva sem a devida proteção. Sendo assim, para recorrer ao tratamento correto, é muito importante que o primeiro passo seja agendar uma consulta médica: "para cada tipo de mancha, existe uma causa; precisamos descobri-la para definir como tratar e prevenir", explicou a dermatologista Apolonia Sales. 

Protetor solar é indispensável para prevenir as manchas brancas no dia a dia

Quando a mancha branca é causada pela exposição solar, ela recebe o nome científico de leucodermia gutata. Nesses casos, mais comuns do que parecem, o principal motivo para o aparecimento dessas áreas esbranquiçadas é o descuido com o uso do protetor - o que facilita a ação dos raios ultravioleta na pele. A dermatologista explica como acontece o problema: "a radiação solar pode provocar alteração nos melanócitos, as células da pele que produzem a melanina. E essa alteração, causada pela exposição ao sol, faz surgir as pequenas manchas brancas nas áreas expostas". 

Por isso, tirando os casos em que a mancha branca é consequência de problemas de saúde ou dos já citados fungos, é possível evitá-la com o simples hábito de evitar exposição solar excessiva e de ter o cuidado de aplicar o protetor todas as manhãs. "A leucodermia gutata pode aparecer em qualquer pessoa, e, além disso, o sol causa câncer e envelhece a pele", reforça Apolonia.

Para ficar realmente protegida, o ideal é apostar no protetor solar com FPS 30 ou mais, e não esquecer de retocá-lo ao longo do dia para que o suor e a oleosidade não o removam por completo. Se sua pele for oleosa, além desses detalhes, outra dica é recorrer às versões com toque limpo para que a produção de óleo não aumente. 

Redação: Nívia Passos            

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais