Beleza Extraordinária

Madeixas coloridas com passe livre para praia e piscina - como fazer para os fios não mancharem no verão

  • Os efeitos do sol, cloro da piscina e a água salgada do mar podem acabar deixando os cabelos com coloração manchados durante o verão.
Tela cheia
Previous Next
Os efeitos do sol, cloro da piscina e a água salgada do mar podem acabar deixando os cabelos com coloração manchados durante o verão.

O verão é tempo de caprichar no bronzeado e de aproveitar a estação mais ensolarada do ano. O clima quente, astro principal da temporada, pode acabar sendo um vilão para os cabelos, principalmente os coloridos, que ficam manchados pelo efeito do sol e cloro da piscina e da água salgada. Alguns truques podem ajudar a manter a cor dos fios no verão e proteger as madeixas do desbotamento natural causado pelos raios solares, além dos efeitos do cloro e do sal do mar.

Cabelos protegidos para evitar o efeito manchado

Além de hidratações semanais, que ajudam a fortalecer a fibra capilar do ressecamento, proteja as madeixas com acessórios como lenços e chapéus para formar uma barreira física entre os raios UV e os fios. Em matéria de produtos, aposte em leave-ins e cremes sem enxágue com proteção solar na fórmula, que formam uma película nos fios, evitando a ação do sol. No mar ou piscina, além de proteger as madeixas, o cuidado principal é manter o cabelo sempre livre do sal e de cloro: "molhe os fios com água doce antes e depois de entrar na água para evitar os efeitos nocivos. É importante reaplicar o filtro solar depois de molhar o cabelo, para que ele continue protegido", explicou Rogério Silva.

As possíveis manchas que podem surgir nos cabelos durante o verão costumam ser mais discretas do que as que acontecem durante o processo de tingimento. Para corrigí-las, Rogério aconselha o uso de tonalizantes durante a estação, para homogeneizar a cor entre as idas à praia e piscina. Se as manchas persistirem, o profissional aconselha a procurar um salão para fazer uma decapagem após o fim verão. O procedimento irá igualar as tonalidades para depois usar a coloração.

Por que as madeixas mancham nas temporadas mais quente?

Os cabelos coloridos costumam manchar no verão porque a radiação ultravioleta degenera a cutícula, deixando-a mais sensível, sem brilho, resistência e cor: "é natural que o pigmento da tinta vá saindo. Cloro, vento, sol e lavagens abrem as escamas do fio e desgastam a coloração" explicou o cabeleireiro Rogério Silva. Quando as madeixas são tingidas, essas escamas da fibra capilar estão mais frágeis porque passaram por um processo de troca, de pigmentos naturais para os artificiais, o que as deixa mais abertas e expostas.

Areas como as pontas e as camadas mais externas dos cabelos desbotam mais facilmente que as partes protegidas do sol e da maresia, se transformando nas regiões mais fáceis de manchar. A água do mar aumenta ainda mais esse processo, porque os grãos de sal funcionam como lentes de aumento, atraindo ainda mais raios solares para as madeixas. O vilão da piscina é o cloro, que além de ressecar, deixa fios mais claros com tom esverdeado e, assim como o sol, atinge as áreas mais sensíveis do cabelo, deixando-o mechas desiguais.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação