Beleza Extraordinária

Luzes em cabelo preto tingido é possível? Colorista explica como fazer a técnica nos fios escuros

  • Saiba todos os detalhes de como fazer luzes no cabelo preto com coloração! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Confira as dicas de colorista de como fazer luzes nos cabelos pretos tingidos (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • Para quem coloriu os fios de preto e quer fazer luzes loiras, é preciso descolorir os fios ou fazer a decapagem nas mechas (Foto: Instagram @curlsallover)
Tela cheia
Previous Next
Saiba todos os detalhes de como fazer luzes no cabelo preto com coloração! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Saiba todos os detalhes de como fazer luzes no cabelo preto com coloração! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Confira as dicas de colorista de como fazer luzes nos cabelos pretos tingidos (Foto: Instagram @jasmeannnn)
  • Para quem coloriu os fios de preto e quer fazer luzes loiras, é preciso descolorir os fios ou fazer a decapagem nas mechas (Foto: Instagram @curlsallover)

Quem colore os cabelos de preto e decide fazer luzes loiras para iluminar o visual precisa saber que o processo é um dos mais complicados, mas que não é impossível de criar! É que a tinta preta contém pigmentos tão escuros que não é capaz de ser clareada apenas com outra coloração por cima. "O cabelo preto demora mais para clarear. O grau de clareamento é menor porque depende de quantas camadas tem de coloração preta nos fios", explicou o colorista Alê Crema. Confira mais detalhes!

Nível de loiro vai depender da quantidade de camadas de coloração preta

Fazer luzes no cabelo preto com coloração não é a mesma coisa que luzes no cabelo escuro virgem, que pode abrir até 4 tons e ficar de um tom de loiro exato. "Quando o cabelo está com coloração, o que envolve o fio são camadas e camadas de tintura, e esse processo é cumulativo. Então, o grau de clareamento é menor porque depende de quantas camadas de coloração tem ali. Quanto menos camadas de coloração tiver, mais fácil será a descoloração", explicou o colorista Alê Crema.

Luzes no cabelo preto precisam ser neutralizadas com reflexo verde

Cabelos pretos tendem a ficar avermelhados ou alaranjados depois que são clareados, e para evitar que isso aconteça, Alê Crema explica que é preciso neutralizar a cor com pigmentos verdes. "O cabelo preto descolore, inicialmente, para o vermelho, depois abre para o laranja e depois para o amarelo. Depois do amarelo, ele fica branco. Assim, dependendo de quanto tem de coloração preta, o cabelo não clareia totalmente. Vai clarear, no máximo, para o vermelho ou vermelho alaranjado. Aí, em cima do vermelho alaranjado, você pode aplicar algum reflexo verde, que geralmente tem numeração 7", explicou o colorista.

Na tabela de colorimetria, o reflexo verde está na direção oposta ao laranja, o que significa que consegue neutralizar o aspecto alaranjado e permitir que o fio chegue ao loiro desejado. 

Luzes mais claras podem ser feitas com decapagem ou pó descolorante

Para que a coloração loira consiga penetrar na fibra capilar, é preciso descolorir com pó descolorante e oxidante ou fazer a decapagem nos cabelos pretos. "Se for fazer decapagem, que é um processo global de clareamento, tem que deixar 1 centímetro de raiz e começar a decapagem no comprimento, porque a raiz clareia mais rápido. Então, primeiro tem que descolorir o cabelo, para depois descolorir a raiz, porque o couro cabeludo é quente, então ele clareia mais rápido do que o resto do cabelo", indicou Alê Crema. Segundo o colorista, o clareamento pode ser feito com papel alumínio, touca ou "free hands", que significa "mãos livres" e marca as luzes de forma mais discreta e suave pelo próprio profissional. 

Cuidados redobrados são essenciais antes e depois de fazer luzes 

Independente da técnica escolhida para clarear os fios pretos, fazer hidratações, nutrições ou reconstruções em casa é fundamental para evitar que o cabelo colorido fique elástico e acabe quebrando. Alê Crema explicou que se os fios estiverem com muitas camadas de tinta preta, ou seja, se você já é morena há algum tempo, o cabelo pode não aguentar e é preciso respeitar o tempo de clareamento. Antes de fazer as luzes, hidrate bem para preparar os fios para o procedimento, e depois da coloração, faça reconstruções para repor massa aos fios e evitar a quebra. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais