Beleza Extraordinária

Loucas por cabelo: fios crespos, volumosos e pretos são a paixão da atriz carioca Iane Santos. Veja como ela cuida dos cabelos!

  • Iane Santos é apaixonada pelo volume dos seus cabelos crespos (Foto: Rachel Barros)
  • Para Iane, o big chop foi um grande momento de mudança na sua vida (Foto: Rachel Barros)
  • Iane Santos também cuida para para manter a pele sempre impecável (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Iane Santos é apaixonada pelo volume dos seus cabelos crespos (Foto: Rachel Barros)
  • Iane Santos é apaixonada pelo volume dos seus cabelos crespos (Foto: Rachel Barros)
  • Para Iane, o big chop foi um grande momento de mudança na sua vida (Foto: Rachel Barros)
  • Iane Santos também cuida para para manter a pele sempre impecável (Foto: Rachel Barros)

Cabelos crespos e volumosos são o forte de Iane Santos! A atriz de 28 anos é louca pelos seus cachos e declara ter descoberto a sua verdadeira identidade depois de assumir a textura natural. "Existe uma Iane antes e outra depois disso", contou ela ao Beleza Extraordinária. Confira a entrevista e inspire-se com os fios crespos desta beleza carioca!

Big chop foi o grande momento de mudança na vida de Iane

  • Hoje em dia, Iane Santos finaliza os fios com creme de pentear, pente garfo e difusor (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Hoje em dia, Iane Santos finaliza os fios com creme de pentear, pente garfo e difusor (Foto: Rachel Barros)

Beleza Extraordinária: Qual a maior loucura que você já fez pelos seus cabelos?

Iane Santos: Antes, eu fazia relaxamento no meu cabelo. Aí eu cortei uma parte dele, estava de saco cheio de ficar amassando os cachos, então cortei muito curtinho. Não necessariamente é uma loucura, mas eu não queria cortar e depois AMEI! Só que todo o mundo me criticou, claro.

BE: O que te levou a adotar um corte tão curtinho?

IS: Foi a transição mesmo. Eu alisava desde muito nova, desde uns 12 anos - não sabia cuidar do meu cabelo e a minha mãe sempre falava: "vamos abrir os cachos, Iane!". E eu, claro, abria os cachos. Continuei relaxando até meus 24 anos, quando comecei a ver as mulheres assumindo o volume e o crespo e vendo como era bonito.

BE: Como foi o processo de transição?

IS: Eu uso creme para pentear só nas pontas - não uso na raiz de forma alguma, para deixar volume e também porque me dá reação no couro cabeludo. Lavo, passo creme de pentear e penteio - tem que pentear, não é, senão vira uma bola - e uso o pente garfo também. Quando eu estou com paciência, uso o secador com difusor, caso contrário o cabelo quebra mais e fica com aspecto ressecado. Na finalização, muitas vezes você tem que escolher: ou definição ou volume. Eu gosto da definição, mas prefiro escolher o volume. 

BE: Qual a maior diferença que você notou depois que assumiu os cachos? 

IS: Nossa, senti toda a diferença. Existe uma Iane antes e outra depois disso. Assumir a minha negritude foi o primeiro passo: depois de anos morando na Zona Sul do Rio de Janeiro e me sentindo rejeitada sem motivo, fui numa festa groove e senti a aceitação. Aí eu entendi que precisava aceitar também a minha negritude, da qual eu não tinha consciência. E cortar o cabelo e deixar o black crescer fez parte disso. 

Penteados diferentes e cuidados com a pele também fazem parte da rotina da atriz

  • A atriz Iane Santos adora exibir os seus cachos por aí (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
A atriz Iane Santos adora exibir os seus cachos por aí (Foto: Rachel Barros)

BE: Além de corte, você já pintou o cabelo?

IS: Já! Depois que fiz a transição, o cabelo já estava um pouquinho maior e eu pensei "Eu preciso pintar meu cabelo, preciso ficar loira!". Aí fui no salão e pedi um ombré. Assim que eu cheguei em casa eu quase desmaiei de tanto chorar. Meu pai falou: "Seu cabelo está manchado?" e eu só chorei ainda mais, acabou com a minha vida. No dia seguinte fui em outro salão e pedi para pintar a raiz de mais escuro - foi preciso pintar duas vezes! Mas conforme o meu cabelo foi crescendo eu fui me acostumando. 

BE: Você costuma fazer algum penteado?

IS: Eu gosto muito de usar o cabelo solto, mas também costumo prender de lado, ou às vezes embaixo e dividido no meio. Também amo usar turbantes, porque é prático, estiloso e tem tudo a ver com a negritude. 

BE: E com a pele, quais os cuidados que você tem?

IS: A minha pele é mista e para equilibrar as partes ressecadas com as oleosas eu lavo o rosto com sabonete de glicerina, todo o dia. Tento usar filtro solar todo o dia também, antes da maquiagem. Também sempre tenho o cuidado de tirar toda a maquiagem antes de dormir. 

Redação: Leonor Militão

 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais