Beleza Extraordinária

Loucas por cabelo: dona de cabelos crespos e volumosos, conheça a estudante Raissa Santos e saiba como ela cuida dos cachos!

  • Conheça Raissa Santos, estagiária de atendimento publicitário que é apaixonada pelos seus cabelos (Foto: Rachel Barros)
  • Saiba como foi a transição capilar de Raissa Santos (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Conheça Raissa Santos, estagiária de atendimento publicitário que é apaixonada pelos seus cabelos (Foto: Rachel Barros)
  • Conheça Raissa Santos, estagiária de atendimento publicitário que é apaixonada pelos seus cabelos (Foto: Rachel Barros)
  • Saiba como foi a transição capilar de Raissa Santos (Foto: Rachel Barros)

Se existe algo que define o estilo de Raissa Santos, com certeza são os seus cabelos crespos! Depois de alisar os fios durante anos, a estudante e estagiária de atendimento publicitário embarcou numa viagem de autodescoberta quando finalmente assumiu os cachos, e hoje em dia, ela é apaixonada pela sua textura natural! Superestilosa, a carioca marca presença com o volume das madeixas por onde quer que passe e é pura inspiração para quem pretende parar com as químicas de relaxamento ou alisamento. Em entrevista ao Beleza Extraordinária, ela contou todos os segredos para manter a saúde dos fios em dia. Confira!

Raissa parou de alisar os fios ao estudar sobre feminismo negro

  • Shampoos suaves fazem parte da rotina de Raissa (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Shampoos suaves fazem parte da rotina de Raissa (Foto: Rachel Barros)

Beleza Extraordinária: Qual foi a maior loucura que você já fez com os seus cabelos?

Raissa Santos: Nunca fiz nenhuma loucura real, sou bem básica nesse quesito. Acho que o que eu faço e algumas podem ter receio é cortar o cabelo bem curto, fazer um sidecut, mesmo que ele esteja muito grande. Não tenho apego a cabelo grande.

BE: Como foi a sua trajetória capilar ao longo dos anos?

RS: Eu alisei durante muitos anos, e hoje entendo que era para seguir o padrão que eu via na mídia, que era o liso. Parei porque comecei a estudar mais feminismo negro e acabei ficando curiosa para ver como era meu cabelo realmente. Como fiquei bastante focada nisso, não tive grandes problemas na transição. Deixei o cabelo crescer por um ano até cortar bem curtinho -o chamado "big chop". Depois, deixei ele crescer. Eu fiz isso em 2013, então não tinha a maioria das informações que existem hoje sobre transição capilar... Foi, de certa forma, um processo solitário, mas tranquilo. Não senti nenhuma vontade de desistir e voltar a alisar.

Hoje em dia, ela segue um cronograma capilar regrado para cuidar dos fios

  • Hoje em dia, Raissa faz um cronograma capilar para cuidar dos fios (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Hoje em dia, Raissa faz um cronograma capilar para cuidar dos fios (Foto: Rachel Barros)

BE: Hoje em dia, como é a sua rotina de cuidados com os cabelos?

RS: Eu sigo um cronograma capilar e uso shampoos bem suaves. Minha finalização é simples: depois de lavar, uso um creme de pentar, faço uma fitagem, e deixo secar naturalmente.

BE: Tem algum penteado curinga que você sempre faça no dia a dia? E para festas?

RS: Sim! Eu uso o coque abacaxi direto. Em festas eu geralmente vou com ele solto depois de ter lavado e secado com difusor. Ou então faço uma trança em algum salão especializado.

Filtro solar e água micelar são curingas na rotina de cuidados com a pele de Raissa

 

  • Raissa também cuida bastante da pele e sempre lembra de tirar a maquiagem, embora use pouca (Foto: Rachel Barros)
Tela cheia
Previous Next
Raissa também cuida bastante da pele e sempre lembra de tirar a maquiagem, embora use pouca (Foto: Rachel Barros)

BE: Como é o seu cuidado com a pele?

RS: Eu quase não uso maquiagem, só mesmo quando vou sair para algum lugar especial, mas quando uso, sempre lembro de tirar. Raras foram as vezes que dormi de maquiagem. Uso um demaquilante bifásico, lavo com sabonete para minha pele e depois passo um paninho com água micelar. E no dia a dia, cuido bastante da pele: uso um sabonete especial para pele oleosa, seguido de tônico facial, hidratante e filtro solar. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação