Beleza Extraordinária

Loucas por cabelo: conheça Rafaela Mattera, estudante carioca que ama seus fios castanhos iluminados

  • Superestilosa, Rafaela Mattera é apaixonada por seus cabelos e hoje em dia gosta de os deixar ao natural
  • Os cabelos castanhos iluminados de Rafaela Mattera são o complemento perfeito para os seus looks "fashion"
  • Em uma viagem que fez a França, Rafaela Mattera se inspirou com a beleza natural das francesas e decidiu tratar também assim a sua beleza
Tela cheia
Previous Next
Superestilosa, Rafaela Mattera é apaixonada por seus cabelos e hoje em dia gosta de os deixar ao natural
  • Superestilosa, Rafaela Mattera é apaixonada por seus cabelos e hoje em dia gosta de os deixar ao natural
  • Os cabelos castanhos iluminados de Rafaela Mattera são o complemento perfeito para os seus looks "fashion"
  • Em uma viagem que fez a França, Rafaela Mattera se inspirou com a beleza natural das francesas e decidiu tratar também assim a sua beleza

O look não está completo se os fios não estiverem impecáveis e é por isso que maioria das mulheres é louca pelos seus cabelos. Elas cuidam, colorem, estilizam - fazem de tudo para conquistar mechas lindas, muitas vezes cometendo até loucuras impensáveis para conseguir o visual dos sonhos. Para saber todos os detalhes destas aventuras capilares, o Beleza Extraordinária foi para as ruas conversar com várias mulheres ultra estilosas e com cabelos incríveis, como a Rafaela Mattera, estudante de jornalismo, carioca e fashionista nata. Com apenas 19 anos, a morena já inspira estilo por onde passa e assume ser apaixonada pelo seu cabelo. Confira a entrevista e saiba como ela cuida das mechas!

Depois de anos fazendo californianas e babyliss, Rafaela está em uma fase mais 'tranquila' com seus cabelos

  • Antes, Rafaela fazia mechas californianas e não saía de casa sem fazer babyliss nos fios
Tela cheia
Previous Next
Antes, Rafaela fazia mechas californianas e não saía de casa sem fazer babyliss nos fios

BE: Qual foi a maior loucura que já fez pelo seu cabelo?

RM: Por incrível que pareça, a maior loucura foi também a melhor coisa que eu já fiz pelo meu cabelo! Há uns dois anos cortei muito o meu cabelo, acima do ombro, e ele encorpou muito, tomou uma vida. Ele tinha a ponta superfina, destruída por conta de californianas que eu insistia em fazer, mas eu era muito apegada ao meu cabelão, então demorei para dar esse passo. Eu queria ser "a californiana" por completo, com pontas claras e cabelo longo. Mas desde então sempre corto mais curto e é a melhor coisa. Tenho vontade de cortar na orelha, mas ainda não tive coragem.

BE: Ao longo do tempo, como tem mudado a sua relação com o cabelo?

RM: Quando eu era pequena o meu cabelo era muito liso, mas com a pré-adolescência ele começou a ficar meio esquisito, e só hidratação intensa e óleo capilar salvavam. Antes eu era muito mais "agressiva", pintava muito, fazia um monte de químicas fortes e não me preocupava. Teve uma fase em que eu sempre fazia babyliss antes de sair de casa e hidratava muito para não ressecar. Mas à medida que fui crescendo fui aceitando muito mais o meu cabelo, e ele também foi me retribuindo de certa forma. Eu estou numa vibe mais natural, e isso se reflete nos fios, que também estão bem mais "tranquilos".

Rotina descomplicada com muita hidratação é o seu segredo para manter a beleza dos fios

  • A rotina de cuidados com o cabelo de Rafaela Mattera é bem descomplicada e conta com muita hidratação
Tela cheia
Previous Next
A rotina de cuidados com o cabelo de Rafaela Mattera é bem descomplicada e conta com muita hidratação

BE: Quais os seus segredos para cabelos castanhos iluminados incríveis?

RM: A última vez que eu fiz mechas foi há um ano atrás e desde então que não retoco e só hidrato. Com o sol, também, o tom abre um pouco, e eu sempre acho que quanto mais natural, melhor. A mesma coisa se aplica aos cuidados com os fios no dia a dia: evito ao máximo usar o secador e a chapinha, só seco mesmo o excesso de água, e hidrato muito, além de fazer uma hidratação profunda a cada quinze dias. Como eu estou em uma relação mais calma com o cabelo, ele está tomando jeito, o efeito iluminado fica mais bonito com o aspecto natural e a hidratação.

BE: Tem algum truque para dar forma ao cabelo no dia a dia?

RM: Quando eu saio do banho, espero os fios ficarem quase secos e então amarro-os em um rabo bem baixo e soltinho, para não marcar. No dia a dia gosto de um visual mais reto, não escorrido mas também não tão armado, e isso ajuda a dar forma ao cabelo. Às vezes dou também um jatinho quente seguido de um frio, com o secador, para dar um pouco mais de brilho.

Penteados curinga e pele iluminada são seus favoritos para ocasiões especiais

  • Lavar, hidratar e proteger são os principais passos na rotina de beleza de Rafaela Mattera
Tela cheia
Previous Next
Lavar, hidratar e proteger são os principais passos na rotina de beleza de Rafaela Mattera

BE: E para as ocasiões especiais? Tem algum penteado curinga?

RM: Para festas eu amo um coque! Também tem um rabo de cavalo que eu sempre faço, que é aquele em que você prende o cabelo, aí abre e coloca as pontas dentro, para um efeito torcido mais chique, sabe? Sempre faço isso quando o meu cabelo está ruim, naquele dia que não deu para lavar. Outro que eu adoro é um que a minha mãe sempre faz em mim, que fica superarrumado: são duas trancinhas laterais que se unem em cima, em estilo de tiara, e o resto dos fios ficam em um coque "loucão", bem bagunçado. 

BE: Como é a sua rotina de cuidados com a pele?

RM: A minha pele é no mesmo esquema do cabelo: quanto mais simples, melhor. Sempre lavo e hidrato muito, e sempre uso protetor solar, mas basicamente é isso. Em 2013 fiz uma viagem à França, e a beleza natural das francesas me inspirou muito. Às vezes, para ficar com aquele "glow" especial, gosto de ir passando camadas de hidratante à medida que vou me maquiando: depois de aplicar a base, depois de aplicar o blush... desta forma fica tudo mais natural e iluminado. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais